- Anúncio -

Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) concluiu na segunda-feira (27), a formação de mais uma turma que integra o Nivelamento Técnico de Operadores Aerotáticos. No total, 59 profissionais da CIOPAER, divididos em três turmas, serão capacitados de forma continuada nas mais variadas situações e que demandam conhecimento operacional de resgate e de salvamento.

A disciplina que marcou o encerramento do primeiro grupo de 2020, foi a de “Técnicas de Resgate no Plano Vertical”, ocorrida na Serra de Maranguape. O nivelamento, que ocorre anualmente, é composto por oito dias de atividades presenciais, três dias de estudos remotos e uma avaliação escrita final.

Os profissionais cumpriram oito disciplinas: Educação Física, Salvamento Aquático, Segurança Operacional, Técnicas de Policiamento Aéreo e Tiro Defensivo Embarcado, Noções de Abastecimento de Aeronaves, Equipamentos Especiais e Técnicas de Resgate no Plano Vertical e Regulamentação. A previsão é que o nivelamento dos próximos grupos ocorra do dia 10 a 17 de agosto; e de 14 a 21 de setembro.

“O curso envolve o aprimoramento de técnicas utilizadas nas operações realizadas pela CIOPAER. Como nossa tripulação é mista, composta por policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, o treinamento é periódico, visando nivelar e padronizar procedimentos de alta complexidade com o uso da aeronave. Aumentando assim a consciência situacional e a segurança operacional, resultando em um serviço de excelência para a população”, explica o relações-públicas da CIOPAER, capitão PM Elton Oliveira.

Atualmente, a CIOPAER possui bases em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210.

No total, 165 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de 20 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Ceará.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários