- Anúncio -

Paraná – Na tarde de sexta-feira (22), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foi acionado para apoio às equipes do SIATE, concessionária Autopista Litoral Sul e SAMU em ocorrência de acidente de trânsito com vítimas graves, envolvendo um caminhão e um veículo de passeio na BR-376, em São José dos Pinhais.

No local havia quatro vítimas, sendo duas crianças em estado grave. Os irmãos de 4 e 9 anos estavam com seus pais no veículo. Como as condições de visibilidade estavam mais restritas em razão do mau tempo e por ser uma missão de resgate de vítimas graves, a tripulação do Falcão 04 foi auxiliada pelos controladores de voo do DTCEA Curitiba do CINDACTA II, durante toda a operação.

Com isso, os Operadores de Suporte Médico do helicóptero Falcão 04 e as demais equipes médicas puderam trabalhar por aproximadamente uma hora para conseguir a estabilização das crianças. Uma delas sofreu parada cardiorrespiratória (PCR) e foi revertida pelas equipes. Os pais, que usavam cinto de segurança, sofreram ferimentos leves.

A menina de 9 anos foi transportada de helicóptero até a Base Leste do BPMOA, de onde seguiu em uma ambulância do SIATE ao Hospital Evangélico, em Curitiba. No momento, seu quadro é estável e está sedada e intubada na UTI. O menino de 4 anos, que teve a PCR revertida, foi levado pela ambulância da concessionária Autopista Litoral Sul ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

No final da operação o Ten Cel PM Adilar, comandante do Falcão 04, agradeceu os controladores de voo do APP Curitiba. “Como as condições de visibilidade estavam mais restritas, optamos em voar sobre a rodovia e com a ajuda dos controladores de voo chegamos e voltamos em segurança ao aeroporto de Bacacheri. Quando falamos ‘Falcão em transporte de enfermo grave a bordo‘, eles trabalham para que cheguemos mais rápido e com segurança em nosso destino. Esses profissionais, são imprescindíveis no atendimento das nossas ocorrências”, afirmou Adilar após o voo.

Essas operações envolvem uma complexa rede de socorro que integra órgãos e equipes direcionadas ao resgate de pessoas. O Comandante do BPMOA, Ten Cel BM Julio Pucci, alertou sobre a importância da direção segura, especialmente em dias de chuva. “Além de obrigatório, o uso de equipamentos de segurança como o capacete e o cinto de segurança salvas vidas. Isso é importante para a prevenção de acidentes”, afirmou Pucci.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários