SAMU/PE passa a contar com helicóptero do GTA para resgate aeromédico

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Pernambuco ganha novos instrumentos para auxiliar no atendimento à população. Na manhã desta terça-feira (26/07), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) entregou quatro ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo duas de suporte básico e uma avançada (UTI) para o Samu Metropolitano, com sede em Recife, e uma básica para o Agreste (Caruaru).

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, também foi entregue um helicóptero (Esquilo – AS350B2) para os resgates aeromédicos mais graves e será operado pelo GTA – Grupamento Tático Aéreo de Pernambuco.

“Também estamos finalizando um projeto para que Pernambuco esteja todo coberto pelo Samu”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Hoje, a SES auxilia o Samu com um investimento anual de R$ 8 milhões. Com a ampliação, o valor será de R$ 24 milhões. “Atualmente, o Estado possui 100 unidades do Samu. Com a consolidação dos projetos municipais, vamos aumentar para 252”, contou Figueira, completando que 180 municípios pernambucanos pactuaram com o Estado a ação – apenas quatro não aceitaram a parceria.

Com a ampliação, além do Samu Metropolitano, com sede em Recife e auxiliando toda a Região Metropolitana, e o Samu de Caruaru, haverá centrais reguladoras em Serra Talhada e uma interregional, entre Petrolina e Juazeiro, na Bahia. Além da verba estadual, há o financiamento do Ministério da Saúde (R$ 48 milhões) e dos municípios (R$ 24 milhões).

ATENDIMENTOS – O novo helicóptero do Samu se juntará a unidade já existente para dobrar o número de atendimentos, de 40 para 80 por mês. “Os helicópteros auxiliam na agilidade do atendimento, principalmente nas estradas e locais de difícil acesso. Isso é essencial para ampliar as chances de sobrevivência da vítima”, afirmou o assessor-executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa.

Segundo o assessor, o Samu Metropolitano, que atende 17 municípios mais Fernando de Noronha, recebe cerca de 45 mil ligações por mês pelo 192. Dessas, 12 mil resultam em atendimento, sendo 3 mil feitos pelas ambulâncias. Em cada plantão, há médicos reguladores que darão o melhor encaminhamento para o caso: instruções por telefone, atendimento por motolância, ambulância ou helicóptero.

O Samu Metropolitano possui 74 ambulâncias, sendo 62 básicas e 12 UTIs, e 11 motolâncias. Já o Samu de Caruaru possui 22 ambulâncias básicas, 2 de suporte avançado (UTI) e 1 motolância.

Cada unidade de suporte básico representa um investimento de R$ 110 mil em sua compra, com a atuação de um técnico de enfermagem e um condutor a cada plantão de 12h. Já as UTIs custam R$ 150 mil e contam com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. No caso dos helicópteros, a equipe é formada por piloto, médico, enfermeiro e tripulante operacional, e o custo de compra é de aproximadamente 5 milhões.


Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.


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