- Anúncio -

Amapá – Com o objetivo de aprimorar o acesso à saúde, o Governo do Amapá anunciou a implantação do Serviço Aeromédico no estado, avanço que representa um marco no atendimento, de forma ágil e eficiente, das populações de regiões ribeirinhas e isoladas em situações de urgência e emergência. A iniciativa é resultado da integração das secretarias de Saúde (Sesa) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A tarefa é incluir nos resgates já realizados pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para iniciar as primeiras ações em saúde, reduzindo o tempo de resposta em urgências médicas nas áreas mais remotas.

De acordo com Donato Farias, diretor do Samu, a geografia do Amapá exige soluções ágeis e eficazes devido à carência de especialidades em municípios mais distantes, como cirurgiões gerais e ortopedistas, além de procedimentos cirúrgicos complexos que só são realizados na capital, Macapá.

Equipe do Samu inicia treinamento para atender regiões isoladas nas ações de resgate do GTA.
Equipe do SAMU inicia treinamento para atender regiões isoladas nas ações de resgate do GTA.

“Regiões ribeirinhas e isoladas, com baixa capilaridade do sistema de saúde, agora contam com uma solução que reduz o tempo de resposta no atendimento às urgências, salvando vidas. O Serviço Aeromédico é um marco para a saúde do Amapá, promovendo qualidade de vida e acesso igualitário aos cuidados médicos”, destacou Farias.

A missão é prevenir o agravamento de condições clínicas, cirúrgicas, traumáticas ou psiquiátricas, minimizando o sofrimento e salvando vidas. O serviço aeromédico tem como base a portaria nº 2.048/2002 do Ministério da Saúde, que regulamenta o atendimento pré-hospitalar, e a portaria nº 1.010/2012, que define a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Capacitação das equipes

Onze médicos e enfermeiros do SAMU estão recebendo treinamento específico, abordando técnicas como reanimação cardiopulmonar, uso do desfibrilador externo automático, imobilização de fraturas e resgate em situações adversas.

Por sua vez, o Grupo Tático Aéreo desenvolveu treinamentos voltados à segurança e eficiência das operações aéreas, como salvamento aquático, salvamento em altura, resgate veicular e protocolos de abastecimento de aeronaves.

Atualmente, o GTA dispõe de três aeronaves prontas para atender às demandas de saúde em todo o estado, seguindo protocolos integrados de acionamento e comunicação. O serviço não apenas representa um avanço técnico, mas também uma ferramenta de inclusão e equidade, garantindo atendimento às populações mais distantes.

- Anúncio -