- Anúncio -

Minas Gerais – O Governo de Minas promoveu, no dia 22 de janeiro, o lançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

A unidade será uma base integrada de suporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), para os atendimentos de urgência e emergência. A estrutura inclui um hangar, espaço para treinamento e capacitação, alojamentos, área de biossegurança para higienização de equipamentos e aeronave e almoxarifados.

A obra é orçada em cerca de R$ 4 milhões, e o custeio é de responsabilidade dos municípios associados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência do Sudeste (Cisdeste) e ao Consórcio da Macro Centro Sul (Cisru).

Lançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), em Juiz de Fora. Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG.
Lançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), em Juiz de Fora. Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG.

A previsão é a de que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2026. A nova estrutura vai atender 198 municípios ligados aos consórcios, o que representa uma população estimada de 3,2 milhões de mineiros beneficiados diretamente. O governador Romeu Zema participou da cerimônia de lançamento da nova unidade e ressaltou que o investimento vai melhorar a infraestrutura e o acesso à saúde da região.

“Com investimento em aeronaves, conseguiremos salvar mais vidas e proporcionar a quem precisa um atendimento mais rápido, reduzindo sequelas. Esse trabalho vem sendo fortalecido em todas as regiões do estado”, destacou o governador Romeu Zema.

“Quando eu assumi, menos da metade dos municípios contavam com esse tipo de serviço. Hoje, já temos o SAMU operando em 93% das cidades, e até o fim da minha gestão, vamos levar o serviço a todos os municípios de Minas”, disse o governador de Minas Gerais.

Os serviços prestados incluem atendimentos prioritários de transporte aéreo inter-hospitalar e pré-hospitalar, transporte de órgãos e tecidos para transplante e de apoio à Força Estadual de Saúde (FES) em caso de catástrofes no estado.

“Essa ação faz parte do nosso projeto maior para a área da saúde, que é levar atendimento de qualidade para o interior, mais perto da população. Minas Gerais sempre teve uma concentração muito grande de atendimentos de alta e altíssima complexidade na capital e em poucas cidades do interior”, lembrou Romeu Zema.

“Hoje, com os hospitais regionais e diversas outras medidas, estamos ampliando esse atendimento para milhões de mineiros. A entrega de hoje aqui na Zona da Mata é mais um passo nesse sentido”, acrescentou o governador.

Para o presidente da Cisdeste e prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto, o investimento na obra é um marco importante para a saúde e segurança da região.

“Essa estrutura moderna vai fortalecer os atendimentos de urgência e emergência, garantindo respostas mais rápidas e eficazes às demandas da população. É uma conquista que reflete o trabalho conjunto dos municípios e dos consórcios envolvidos”, pontuou o prefeito Pedro Augusto.

Lançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), em Juiz de ForaLançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), em Juiz de Fora. Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG.
Lançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), em Juiz de Fora. Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG.

SAAV

O Suporte Aéreo Avançado de Vida é um esforço conjunto que envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e o Samu, por meio dos consórcios regionais de saúde. A SES-MG é responsável pela aquisição e custeio das aeronaves, enquanto o Corpo de Bombeiros contribui com pilotos, copilotos, e operadores aerotáticos especializados em salvamento.

Essa combinação de esforços garante que as operações sejam conduzidas com máxima eficiência, segurança e qualidade, beneficiando toda a população de Minas Gerais.

Um dos maiores do Brasil

Com quatro bases de operação, seis aeronaves em atividade e uma de reserva, Minas Gerais é um dos maiores prestadores de serviço aeromédico do SUS no país.

O novo hangar de Juiz de Fora – que em breve terá sua própria aeronave – vai se juntar a uma rede que, atualmente, tem uma base de operações em Uberaba (com uma aeronave), uma em Belo Horizonte (com dois aviões e dois helicópteros – sendo um de reserva), além das bases de Varginha, com um helicóptero, e Montes Claros, que também conta com um helicóptero.

O Governo de Minas investiu cerca de R$ 35 milhões somente na aquisição da última aeronave, que fica em Uberaba, no Triângulo.

Para a escolha dos locais de instalação das bases de operação, são levados em conta diversos fatores, como a estrutura do SAMU da região, infraestrutura aeroportuária, disponibilidade de portas de entrada hospitalares, densidade populacional, malha rodoviária, além da presença de batalhões do Corpo de Bombeiros e a distância em relação a outras bases do SAAV.

O novo hangar em Juiz de Fora faz parte da ampliação do SAAV no estado, que prevê também a instalação de uma base em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Poços de Caldas passa a contar com o serviço de transporte aeromédico. Foto: Poços de Caldas.
- Anúncio -