Mato Grosso do Sul – No dia 10 de julho, a Coordenadoria de Transporte Aéreo (CTA) da Casa Militar do Governo de Mato Grosso do Sul realizou mais uma missão de transporte de órgãos para transplante. Dessa vez foi um fígado e dois rins captados de um doador na cidade de Dourados, MS e levados para Campo Grande. O coração foi transportado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Brasília.
Esse tipo de missão acontece em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Central de Transplantes do MS, que tem o objetivo de agilizar a captação e transplantes de órgãos realizados no estado.
No ano de 2025, a Coordenadoria de Transporte Aéreo realizou mais de 15 missões de captação e transporte de órgãos e já realizou transporte de esquines médicas a cidades como, Porto Velho, Goiânia e Anápolis, reforçando a importância da aviação nesse segmento.
Transporte de paciente
No dia 27 de maio, o CTA realizou o transporte do jovem João Vitor Silva de Andrade até São Paulo para a realização de um transplante renal. João Vitor, que enfrenta a rotina exaustiva da hemodiálise devido a uma doença renal crônica, estava ativo na lista de espera por um órgão.
A Faculdade de Medicina da USP comunicou a disponibilidade de um rim compatível, exigindo a chegada imediata do paciente à unidade hospitalar para a realização do procedimento. O voo partiu de Campo Grande com destino a São Paulo, cumprindo rigorosamente a janela crítica para a realização do transplante, garantindo a segurança e a estabilidade do paciente durante todo o trajeto.















































