- Anúncio -

A NASA está trazendo a SpaceX Crew-11 de volta à Terra vinda da Estação Espacial Internacional (ISS) um mês antes do previsto devido a uma situação médica envolvendo um de seus quatro tripulantes. O evento marca a primeira evacuação médica da ISS em seus 25 anos de operação.

A agência espacial não divulgou o nome nem a condição específica de saúde do astronauta por questões de privacidade. O problema médico ocorreu na quarta-feira (07), e o indivíduo agora está estável, segundo as autoridades.

Embora essa tenha sido uma “condição médica grave”, o retorno antecipado não constitui uma “desorbitação de emergência”, disse ontem o administrador da NASA, Jared Isaacman, durante uma coletiva de imprensa. Mas “a capacidade de diagnosticar e tratar o astronauta adequadamente não está presente na Estação Espacial Internacional.”

James Polk, diretor de saúde e médico da NASA, concordou. “O incidente médico foi suficiente para que ficássemos preocupados com o astronauta” e quisemos realizar alguns exames médicos, disse ele durante a coletiva de imprensa. “A melhor forma de completar isso será na Terra”, onde o paciente terá acesso a mais ferramentas de saúde.

Polk disse que esta será a primeira evacuação médica da NASA da estação espacial, embora astronautas tenham sido tratados a bordo por coisas como dores de dente e dor de ouvido. A ISS possui equipamentos médicos básicos, suprimentos e sistemas de comunicação que permitem que médicos na Terra conversem em particular com astronautas no espaço, avaliem sua condição e orientem o tratamento, de forma semelhante a uma consulta segura por vídeo ou telefone com um clínico geral.

A tripulação 11 é composta por quatro tripulantes: os astronautas da NASA Zena Cardman e Mike Fincke, o astronauta da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) Kimiya Yui e o cosmonauta da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) Oleg Platonov. Eles foram lançados do Centro Espacial Kennedy da NASA a bordo da espaçonave Dragon da SpaceX em 1º de agosto de 2025 e chegaram à ISS no dia seguinte.

Isaacman acrescentou que a NASA e seus parceiros estão considerando antecipar a data de lançamento da SpaceX Crew-12, que está atualmente planejada para meados de fevereiro. Entre a saída da Crew-11 e a chegada do próximo grupo da SpaceX, o astronauta da NASA Chris Williams será o único americano residente na estação. Ele ficará lá com dois cosmonautas da Roscosmos, que chegaram com ele ao orbitador no final de novembro.

Assim, a tripulação restante terá de “reduzir alguns dos trabalhos mais experimentais e focar apenas na limpeza e na manutenção da estação, aguardando a restauração completa da tripulação.” A NASA prevê tirar a estação espacial da órbita até o final de 2030 ou início de 2031. Os planos previam uma reentrada segura sobre o oceano.

Crédito da imagem: SpaceX
Crédito da imagem: SpaceX
- Anúncio -