- Anúncio -

Rondônia – Um avião Cessna C-208 Grand Caravan do Corpo de Bombeiros de Rondônia, que realizava o transporte aeromédico de um paciente de Porto Velho (RO) para o Paraná (PR), foi interceptada por um A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde da última terça-feira (13/11). O registro da aproximação foi feito pelo próprio piloto e bombeiro, Ten Cel BM João Cordeiro.

O avião decolou de Porto Velho, em Rondônia, com um paciente a bordo, e seguiu para Arapongas, no norte do Paraná. No município, uma equipe médica aguardava no Hospital Norte Paranaense (Honpar Arapongas) para a realização de uma cirurgia cardíaca. Após a interceptação, a aeronave do Corpo de Bombeiros manteve a rota normal e chegou em Arapongas.

O Comandante João Cordeiro informou que esse tipo de interceptação integra os procedimentos da Força Aérea Brasileira. “Eles chegam perto, se identificam e pedem informações: de onde decolei, para onde vou, qual é a missão, o tipo de voo, o nome do comandante e o código da ANAC. É um procedimento normal”, relatou o piloto João Cordeiro.

“Já passei por isso mais de dez vezes. Passageiros costumam se assustar, mas nesse caso não houve problema. O paciente estava deitado na maca e nem percebeu a aproximação”, complementou.

A Força Aérea Brasileira informou que a interceptação integra as ações de policiamento do espaço aéreo e pode ocorrer com qualquer aeronave em voo no país, inclusive em missões humanitárias. João Cordeiro destacou que o procedimento segue padrão e não causa preocupação para a tripulação.

YouTube player
- Anúncio -