- Anúncio -

Rio Grande do Sul – O lançamento da pedra fundamental do AeroCITI (Aero Centro Integrado de Tecnologia e Inovação) foi realizado na última quinta-feira, 23 de outubro, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

O evento, que coincidiu com o Dia do Aviador, contou com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, do representante do governo federal Edegar Pretto, de executivos da Aeromot, liderados por Guilherme Cunha, e representates das empresas Diamond Aircraft Brasil, FBR Aviation e Leonardo Helicópteros.

No mesmo evento também foi anunciado um acordo de cooperação comercial e industrial com a Textron Aviation, voltado ao desenvolvimento de soluções aeronáuticas customizadas no Brasil, com potencial de exportação e integração ao portfólio global do fabricante norte-americano.

Também foi firmado um protocolo de intenções com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que contempla ações conjuntas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e a criação de um programa de especialização em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Outro anúncio importante foi o acordo com a fabricante italiana Leonardo Helicopters, que prevê a nacionalização de produtos e o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias aeronáuticas, fortalecendo a capacidade industrial e tecnológica do país. O evento também marcou o avanço do projeto AMT-X, primeira aeronave de transporte movida a etanol do mundo, que será inteiramente fabricada em solo gaúcho pela Aeromot, em cooperação com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Com investimento estimado em mais de R$ 3 bilhões, o projeto prevê a criação de 1,5 mil empregos diretos. O complexo terá um aeródromo regional com pista de 1,8 mil metros, voltado a operações executivas e de cargas. O espaço incluirá ainda área aberta ao público, com restaurantes, museu e praça ao ar livre.

O projeto AMT-X será a primeira aeronave de transporte do mundo propulsada por etanol, fabricada pela Aeromot em cooperação com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Imagem: Aeromot.

Em 2027, começa a produção sob licença da aeronave DA62 da empresa canadense Diamond Aircraft, e a entrega das primeiras unidades está prevista para o ano seguinte. Independentemente do estado das obras, já há mais de cem desses aviões do modelo comercializados no país.

O complexo terá ainda uma fábrica de aeronaves leves certificadas, centros de pesquisa dedicados e edifícios data-centers de IA, entre outros, no mesmo terreno onde, há três décadas, seria construída uma fábrica da Ford Automóveis.

Diamond DA62 MPP

O Diamond DA62 MPP é uma aeronave bimotora de missão especial, baseada no modelo civil DA62, projetada para vigilância, inteligência, sensoriamento, reconhecimento, aerofotogrametria e outras missões especiais. A sigla “MPP” significa “Multi Purpose Platform” (Plataforma de Propósito Múltiplo).

Esta versão modificada é equipada com sistemas avançados para coleta de dados, sendo mais potente, versátil e capaz de transportar sensores de vigilância como radares, câmeras e scanners, além de ter capacidade para transmissão de dados em tempo real. Fabricado em material composto, que economiza peso, o DA62 MPP foi projetado focado na economia de combustível, especialmente quando se verifica a natureza das missões de longa duração que o avião deverá enfrentar ao longo da sua vida útil.

O fabricante da aeronave tanto oferece um amplo portfólio de equipamentos de sensores e de comunicação pré aprovados, com destaque para sensores e tecnologias da empresa alemã Hensoldt, quanto apoia o desenvolvimento de configurações personalizadas voltadas às necessidades específicas de cada cliente, com ampla integração de produtos Made in Brazil.

O Diamond DA62 MPP já é utilizado por agências de segurança, órgãos governamentais, empresas de pesquisa e resgate, em tarefas como coleta de inteligência, monitoramento de comunicações clandestinas, patrulhamento de grandes áreas, busca e salvamento (sobre terra e sobre o mar) e trabalhos de mapeamento/aerofotogrametria, dentre outros serviços especializados que demandam uma aeronave confiável, veloz e capaz de operar em pequenos aeroportos e pistas semipreparadas. A combinação do menor custo operacional com manuseio simples da aeronave e uma assinatura de ruído muito baixa oferece aos clientes atuais e novos de missões especiais, uma vantagem competitiva significativa.

O DA62 MPP entrega alta carga útil e fuselagem espaçosa, tecnologia composta comprovada em campo (sem corrosão), vida útil ilimitada da célula, aviônicos Garmin G1000 NXi glass cockpit, piloto automático GFC700 totalmente integrado, operação de alavanca única (EECU), alcance e resistência de até 10 horas de missões ininterruptas, tecnologia de combustível pesado empregando motor Austro AE330 de 180 hp, com operabilidade mundial, baixo ruído e assinatura IR (sistema de exaustão na parte superior) e acabamento cinza fosco que reduz reflexos e absorvibilidade.

YouTube player
- Anúncio -