- Anúncio -

Minas Gerais – Entre os dias 22 e 25 de junho, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA-MG), promoveu capacitação para a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). Ação uniu teoria e prática para ampliar a compreensão técnica dos fiscais e prepará-los aos desafios encontrados na assistência pré-hospitalar.

O evento contou com palestras e relatos de experiências que abordaram a atuação da Enfermagem no transporte aéreo de pacientes e na remoção de órgãos para transplante. Os fiscais puderam participar de simulações práticas, conhecendo de perto as aeronaves de asas fixas e rotativas utilizadas nessas operações. Também receberam orientações técnicas e informações legislativas dos profissionais que atuam no serviço aeromédico.

A vice-presidente do Coren-MG, Maria do Socorro Pena, esteve presente nas atividades e reforçou que capacitação de profissionais faz parte do compromisso institucional do Coren-MG com a qualificação da assistência. “Formações como essa melhoram o padrão técnico da fiscalização e promovem maior proteção à sociedade, garantindo que os serviços prestados estejam em conformidade com os parâmetros éticos e legais”.

BOA-MG e Cofen promovem capacitação prática sobre atendimento aeromédico para equipe de fiscalização do Coren-MG. Foto: Divulgação

Para o ouvidor-geral do Cofen, Eduardo Fernando de Souza, a cooperação entre órgãos foi importante para que a iniciativa acontecesse. “A estrutura oferecida pelo BOA-MG e a metodologia ativa utilizada permitiram aos fiscais compreenderem, na prática, as exigências da atuação profissional nos serviços aeromédicos. Isso reflete em uma fiscalização mais técnica, segura e alinhada com a realidade dos serviços”.

A Tenente-Coronel Karla Lessa, comandante do BOA–MG, conduziu a palestra que deu início à capacitação e comentou sobre a experiência. “Para nós, foi um momento único de troca de informações voltadas à melhoria dos processos de trabalho e ao aperfeiçoamento do atendimento ao cidadão. Tivemos a oportunidade de apresentar a estrutura, o funcionamento e as particularidades do atendimento aeromédico do Suporte Aéreo Avançado de Vida, com foco nos profissionais da Enfermagem, que desempenham um papel muito importante na equipe”.

Atuação da assistência da Enfermagem no âmbito da urgência e emergência em serviços aéreos é normatizada pelas Resoluções Cofen 656/2020 e 660/2021, acrescidas das Resoluções Cofen 639/2020, 641/2020, 648/2020, que estabelecem atribuições e responsabilidades dos profissionais no atendimento pré-hospitalar.

- Anúncio -