Rússia – A Russian Helicopters, holding estatal, concluiu a entrega de dois helicópteros bimotores leves Ansat para a Kolyma Aviation, na região de Magadan. Esta operadora é a primeira no Extremo Norte da Rússia a colocar este tipo de helicóptero em serviço. Uma aeronave foi entregue sob contrato com a Gazprombank Leasing, enquanto a segunda foi fornecida diretamente à Kolyma Aviation, de acordo com a holding.
Os requisitos específicos das operações no norte influenciaram a pintura de um dos helicópteros. A aeronave apresenta um esquema de pintura personalizado inspirado nas orcas — mamíferos marinhos frequentemente observados nas águas das baías de Magadan durante a migração. Essa abordagem de design foi usada anteriormente em helicópteros médios Mi-8MTV-1 que operavam na mesma região.
Antes da aquisição do Ansat, a frota da Kolyma Aviation era composta por helicópteros pesados da série Mi-8 e o moderno Mi-38. Várias dessas aeronaves também ostentam a pintura com tema de orca, reforçando a identidade corporativa da companhia aérea.
As especificações técnicas do Ansat são adequadas para missões no Ártico. O helicóptero é certificado para operação confiável em temperaturas de até –45°C (-49°F), conforme demonstrado durante testes especializados em Yakutia em 2017. A aeronave é capaz de operar em locais de pouso não preparados e com dimensões mínimas.
Os helicópteros entregues são equipados com um conjunto médico totalmente integrado, incluindo sistemas de monitoramento de sinais vitais de pacientes, ventiladores e equipamentos de transmissão de dados de telemedicina. A configuração da cabine acomoda um paciente e dois profissionais de saúde.
De acordo com um representante da Rostec State Corporation, os serviços aeromédicos continuam sendo a principal aplicação do Ansat na Rússia. “O Serviço Nacional de Ambulância Aérea opera 37 helicópteros Ansat de uma frota civil de 60 na Rússia“, informou a empresa. Além disso, 23 helicópteros Ansat foram exportados: 19 para o Zimbábue, três para a Bósnia e Herzegovina e um para o Turcomenistão.
A configuração bimotora do Ansat permite o transporte de até sete passageiros ou uma carga útil de 1.200 kg. O alcance padrão é de 400 km sem tanques de combustível auxiliares. A produção deste modelo foi suspensa em 2022 após a interrupção das entregas do motor PW207K da Pratt & Whitney Canadá. O problema está sendo resolvido com o desenvolvimento de um motor doméstico, o VK-650V.
A Fábrica de Helicópteros de Kazan concluiu os preparativos para uma variante Ansat localizada, equipada com motores turboeixo russos. O VK-650V recebeu a certificação de tipo no início deste ano. Além dos novos motores, a versão atualizada conta com componentes de cabine produzidos internamente, um sistema de controle de voo automático, atuadores de direção e aviônicos.
A mídia do setor noticiou no início de agosto que a Fábrica de Helicópteros de Kazan havia iniciado os testes do Ansat equipado com motores VK-650V. Em 29 de julho, o protótipo realizou um teste de voo pairado — elevação vertical sem movimento horizontal. O serviço de imprensa da United Engine Corporation confirmou o início dos testes de integração dos motores, com testes de voo completos, incluindo voo horizontal, programados para breve.














































