- Anúncio -

Mato Grosso – Durante a inauguração da nova sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), na quarta-feira (18), foi assinado termo de parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para a execução do Projeto Decolando, que oferecerá formação gratuita de piloto privado de avião a jovens de baixa renda, conforme normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel da Polícia Militar Thiago Braz de Oliveira, destacou o caráter inovador e transformador do Projeto Decolando, ressaltando a união entre diferentes órgãos para viabilizar a iniciativa.

“É uma honra falar de um projeto que nasceu de uma ideia simples e hoje se consolida como uma política pública inédita. O Decolando oferece formação completa e gratuita, com foco na empregabilidade, permitindo que jovens de baixa renda tenham acesso a uma carreira de alto nível. É uma oportunidade real de transformação de vida, construída de forma integrada entre diversas áreas do Governo”, disse.

A iniciativa visa promover ascensão social por meio de qualificação de alto nível, formando pilotos civis de avião, ampliando oportunidades no mercado de trabalho. O público-alvo são jovens da rede pública estadual, inscritos no CadÚnico e com renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa. A formação completa deverá ocorrer em 18 meses.

Para participar, é necessário ter no mínimo 17 anos, ter realizado o Enem mais recente, residir em Mato Grosso há pelo menos 12 meses, não possuir licença aeronáutica e atender aos critérios técnicos e psicofísicos exigidos para a profissão.

Inicialmente, serão selecionados 20 jovens, por meio de edital, que realizarão curso teórico de pilotagem de avião. Após essa fase serão selecionados os dez alunos com as melhores notas e iniciarão o curso prático de avião, acessando o mercado de trabalho. Os módulos teórico e prático serão ministrados pelo CIOPAER.

- Anúncio -