- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

DRF Luftrettung
Edição de Eduardo Alexandre Beni
Resgate Aeromédico

Alemanha – O “pulmão artificial” portátil chamado de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) é um dos dispositivos utilizados atualmente no mundo que evidencia o progresso contínuo da medicina.

Basicamente, funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente. O equipamento extrai sangue do corpo através de um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor. O equipamento libera o dióxido de carbono e o sangue é enriquecido com oxigênio antes de retornar ao corpo do paciente. A função natural dos pulmões pode ser substituída mecanicamente.

Assim, a tarefa da ECMO é assumir a função cardiovascular humana, ou seja, suprir o sangue com oxigênio, sem o qual uma pessoa morre dentro de um período muito curto. Esse procedimento altamente complexo costuma ser a única chance de sobrevivência para pacientes cujo coração e pulmões estão muito fracos ou até falharam.

As primeiras máquinas coração-pulmão que foram desenvolvidas na primeira metade do século 20, ainda eram do tamanho de uma sala. Desde então, o desenvolvimento continuou até os primeiros dispositivos tão pequenos e leves serem construídos e testados na virada do milênio, inclusive para serem utilizados e transportados em aeronaves.

A DRF Luftrettung é um exemplo de sucesso. Eles realizam transporte de ECMO em algumas de suas estações desde 2006, o que já salvou muitas vidas. Atualmente, a estação em Dortmund teve um acréscimo em suas operações com ECMO.

O gerente da estação, Udo Laux, explica: “Há alguns anos, há uma nova geração de dispositivos mais fáceis de usar e cada vez mais utilizados nas clínicas. Suspeitamos que o aumento nos transportes de ECMO que observamos por vários meses se deva em parte a isso. Atualmente, voamos a cada duas semanas com o equipamento móvel. Nós coordenamos com antecedência as clínicas, que nos alertam para o transporte com o equipamento. Com isso, podemos evitar a duplicação e economizar peso e as equipes de ECMO nas clínicas podem se preparar de maneira ideal para os recursos especiais disponíveis em um helicóptero. Pessoas gravemente doentes, com ECMO, têm a chance de sobreviver, situação que não existia antes.”

Um exemplo de uso de ECMO que salva vidas foi o caso de um homem que deveria ser transportado de Völklingen para Bad Oeynhausen com uma doença cardíaca particularmente grave. O homem não teria sobrevivido sem o uso do helicóptero Christoph Dortmund e do equipamento de ECMO portátil.

Outro caso foi de um criança de apenas quatro meses de idade que precisou do transporte. A equipe da Estação de Dortmund da DRF Luftrettung foi acionada. Após uma insuficiência pulmonar, a menina ficou na Clínica da Universidade de Düsseldorf, oeste da Alemanha, e foi transportada para o Hospital Universitário de Bonn, Alemanha ocidental, onde a terapia vital de ECMO é realizada.

Rotineiramente, as equipes da DRF Luftrettung estão de plantão para levar as pessoas às terapias de ECMO o mais rápido possível. São 35 estações na Alemanha, Áustria e Liechstenstein. Elas atuam um raio de 60 quilômetros, em até 15 minutos de voo. As equipes estão disponíveis 24 horas por dia em 13 das 35 estações na Alemanha, Áustria e Liechtenstein. Os helicópteros com guinchos de resgate são usados ​​em seis locais.

Veja o esquema de funcionamento da ECMO:

Esquema desenvolvido pela DRF Luftrettung sobre a oxigenação por membrana extracorpórea. Foto: Divulgação.
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários