Canadá – O governo de Ontário, província do Canadá, anunciou na terça-feira (13) que renovará a frota de asa fixa da Ornge Air Ambulance. Os oito aviões Pilatus PC-12 do serviço foram adquiridas em 2009 e 2010 e serão substituídos. O Premier Doug Ford e Sylvia Jones, vice-primeira-ministra e ministra da saúde da província fizeram o anúncio.
Ornge é uma organização sem fins lucrativos que fornece serviços de transporte aéreo e terrestre à população da província de Ontário e está sob a direção do Ministério da Saúde.
“Investir em uma nova frota Ornge garantirá que os ontarienses continuem recebendo os melhores cuidados, não importa onde morem na província”, disse Sylvia Jones, vice-primeira-ministra e ministra da saúde. “Essas novas aeronaves de última geração são mais uma maneira de fornecer às pessoas um acesso mais rápido a cuidados urgentes, especialmente nas áreas rurais, comunidades indígenas e remotas da província.”
A nova frota será adquirida pela Ornge através de um processo de aquisição competitivo e devem estar em serviço até 2026. O governo também está considerando a futura expansão da frota com aeronaves maiores e mais rápidas.
Atualmente, os oito aviões Pilatus PC-12 são usados para transportes de longa distância, enquanto os 12 helicópteros AW139 são utilizados para viagens mais curtas e para resposta de emergência no local.
Cerca de 21.000 pacientes são transportados para o hospital anualmente por Ornge, com os aviões respondendo por cerca de 15% do volume. O serviço de ambulância aérea está distribuído em 9 bases aéreas em toda a província, com as bases de asa fixa localizadas em Thunder Bay, Timmins e Sioux Lookout.
A base de Thunder Bay tem dois aviões operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto os outros dois locais operam rotineiramente com um avião, mas usam dois nos horários de pico.