A AgustaWestland está usando a Heli-Expo 2011 para fazer o lançamento comercial de sua nova aeronave AW169, uma aeronave multi-função, bimotora, na classe de 4,5 toneladas, que foi revelado durante a Farnborough International Airshow, em Julho de 2010.
De acordo com Giuseppe Orsi, AgustaWestland CEO, a empresa agora irá começar a receber pedidos de compra para o helicóptero, que está programado para fazer seu primeiro vôo em 2012.
Numa conferência de imprensa a Heli-Expo, funcionários disseram que o programa AW169 está “progredindo como planejado”, com a certificação prevista para o final de 2014 e o início das entregas imediatamente depois. Um tamanho mock-up do AW169 estava exposto durante a Heli-Expo 2011.
O AW169 foi concebido em resposta à crescente demanda do mercado para uma maior flexibilidade de missão e capacidades multi-função na classe 4.5 toneladas, e para satisfazer as necessidades atuais e as futuras normas mais rigorosas de operadores em todo o mundo. O AW169 será certificado em conformidade com a última alteração do JAR/FAR 29 e JAR-OPS3. Em particular, será compatível para Categoria A, Classe 1 e IFR para as operações com um ou dois pilotos.
A AgustaWestland está orientando o AW169 especificamente para atividades policias, serviços de emergência médica, transporte de passageiros, offshore e outros mercados de serviços públicos. A cabine desobstruída terá um volume de 6,3 metros cúbicos (222,48 pés cúbicos) e será capaz de acomodar de oito a dez passageiros, dependendo da configuração, ou, alternativamente, duas macas transversais ou longitudinais.
A AgustaWestland também está divulgando as tecnologias do AW169 e prometeu elevados padrões de segurança, incluindo o afastamento dos rotores, a capacidade de operação com um motor inoperativo em todas as fases do vôo, proteção de contenção de ruptura do motor e uma caixa do rotor principal com capacidade de operação a seco de 30 minutos .
A aeronave será equipada por motores de nova geração Pratt & Whitney Canada PW210 controlados por FADEC na classe de 1.000 cavalos de potência do eixo, proporcionando o máximo de eficiência e baixas emissões. (Os motores também são compatíveis com os biocombustíveis).
A AgustaWestland também promete que a aerodinâmica do rotor vai dar o AW169 uma baixa assinatura de ruído, bem abaixo dos limites regulamentares.
Fonte: AgustaWestland