- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Singapura – O médico de origem indiana, que se tornou conhecido internacionalmente como especialista em impedir a propagação de doenças transmissíveis por meio de viagens aéreas, morreu no dia 6 de fevereiro.

O Dr. Jarnail Singh, 67, foi o primeiro presidente do Conselho Médico da Aviação Civil da Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS) e chefiou várias outras organizações locais e globais de medicina aeroespacial.

Ele coordenou a resposta internacional durante o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) em 2003, que permitiu que o setor de aviação se recuperasse.

O Dr. Singh também usou sua experiência para presidir a força-tarefa da CAAS, que colocou Singapura no mapa ao lançar o primeiro voo comercial de ultralongo alcance do mundo, sem escalas, de Singapura a Nova York, em 2004. Sua morte gerou homenagens dos setores da aviação e da medicina em todo o mundo.

O professor Chew Chin Hin, consultor emérito do Hospital Tan Tock Seng, disse que o Dr. Singh teve um grande papel ao desempenhar no estabelecimento da medicina aeroespacial como especialidade em Singapura.

(À direita) Dr. Jarnail Singh, Presidente do CAMB, CAAS, recebendo o prêmio de Gan Kim Yong, Ministro da Saúde de Singapura, em 2018.

Ele havia se concentrado no treinamento de médicos mais jovens, responsáveis ​​pelas avaliações de saúde de pilotos e controladores de tráfego aéreo.

“A medicina aeroespacial avançou imensamente nas últimas décadas. Certamente, Jarnail contribuiu em grande medida para o treinamento e o estabelecimento de altos padrões da especialidade, para o benefício de muitos médicos que temos hoje”, disse o professor Chew. “Internacionalmente, ele era muito respeitado como uma autoridade muito procurada em conselhos de especialistas. Sua falta será muito sentida.”

A medicina aeroespacial se concentra na segurança e na saúde da tripulação e dos passageiros e combate a propagação de doenças por meio das viagens aéreas, o que torna as pandemias um evento transfronteiriço e transcontinental. (Acesse apresentação do Dr. Singh)

Em uma entrevista com a Singapore Medical Association em 2015, o Dr. Singh descreveu os humanos como “o elo mais fraco em toda a cadeia de segurança“, que a medicina aeroespacial espera fortalecer.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Presidente da Sociedade Indiana de Medicina da Aviação (ISAM), e o Presidente da Academia Internacional de Medicina Aeroespacial, Dr. Jarnail Singh no 64º Congresso Internacional de Medicina Aeronáutica e Espacial, em Nova Delhi, em 2016.

Ele acrescentou que uma de suas conquistas foi a construção do centro aeromédico da Força Aérea de Singapura, onde usou um vídeo dele mesmo perdendo a consciência em uma “centrífuga de treinamento” para convencer o então Ministro da Defesa de que era um investimento necessário para os pilotos de Singapura.

O Dr. Singh foi destacado para as bases aéreas de Tengah e Sembawang como médico enquanto servia no serviço nacional, o que influenciou fortemente sua decisão de se especializar no setor da aviação.

A Dra. Michelle Millar, do escritório de navegação aérea da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), disse: “Com o falecimento do Dr. Jarnail Singh, a aviação perdeu um de seus pioneiros regulatórios no gerenciamento de riscos de fadiga. Devido em grande parte às suas contribuições, a ICAO passou a adotar novos padrões e práticas recomendadas para lidar com a fadiga do piloto. (Saiba mais sobre esse trabalho)

“Sua maneira cavalheiresca, sua paixão pela segurança e sua vontade de contribuir farão muita falta nos corredores da ICAO e sua perda será sentida em toda a comunidade de aviação global.”

A professora Philippa Gander, do centro de pesquisa Sleep / Wake da Universidade Massey da Nova Zelândia, que trabalhou com o Dr. Singh em voos de ultralongo alcance, disse que “parece a passagem de uma era”. “Vou me lembrar de Jarnail como um colega caloroso, cortês e inteligente. Um homem notável que sempre buscou o bem maior e com certeza fará falta.”

O Dr. Singh deixa sua esposa, um filho e uma filha.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários