Reino Unido – Trabalhando em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra e com o Serviço de Ambulância da Costa Sudeste (SECAmb), a operadora Air Ambulance Kent Surrey Sussex (AAKSS), um dos mais eficientes e reconhecidos serviços aeromédicos do Reino Unido, solicita ajuda financeira através de doações para ampliar seu serviço no combate à pandemia de COVID-19.
A AAKSS é uma instituição sem fins lucrativos e trabalha através de doações para financiar seu serviço. Para salvar vidas, o Serviço Médico de Emergência em Helicópteros (HEMS) necessita de cerca de 14 milhões de libras por ano. 89% são arrecadados por doações públicas e captação de recursos através de eventos, sorteios, caixas de coletas, etc.
Suas equipes de pilotos, médicos e paramédicos voam mais de 2.500 missões por ano e foi a primeira e única Ambulância Aérea do Reino Unido a operar seus helicópteros 24 horas por dia, 7 dias por semana. A AAKSS possui uma frota de três helicópteros, dois AW169 e um MD902. O serviço já atendeu a mais de 30.000 ocorrências desde sua criação em 1989.
No final do ano passado, o serviço passou a utilizar em suas aeronaves sistema de transmissão de dados de pacientes do helicóptero ao hospital de destino. Permite que eletrocardiograma (ECG), temperatura corporal, ritmo cardíaco, taxa de pulso e respiração e pressão arterial possam ser monitorados por todos, em tempo real.
Com a pandemia do COVID-19, a instituição beneficente está enfrentando um aumento de custos e uma diminuição na renda tendo em vista o cancelamento de grandes eventos realizados para captação de recursos. Além disso, ampliaram suas atividades rotineiras para ajudar na luta contra o coronavírus.
Os 14 milhões de libras por ano não são suficientes e precisarão de mais 535 mil libras. O transporte de pacientes graves nesse momento de pandemia exige investimentos na segurança da tripulação, pacientes e aeronaves. Para isso estão adquirindo equipamentos de proteção individual (EPI), controles de proteção contra infecções e equipamentos médicos especializados.
David Welch, CEO da AAKSS em um comunicado disse que “prevemos que esses equipamentos, juntamente com o transporte associado e os custos adicionais, totalizem £ 535.000, além dos custos de funcionamento existentes, tudo em um momento em que a captação de recursos é realmente um desafio. Esse é o apelo mais importante que a KSS já lançou. Nunca em nossos 30 anos de história tivemos que pedir apoio público com essa urgência”.
- Saiba mais sobre a Air Ambulance Kent Surrey Sussex (AAKSS).