- Anúncio -

Santa Catarina – No domingo (12), às 17h40min, em apoio Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, a tripulação do helicóptero Arcanjo 03 decolou em atendimento a um homem de 26 anos que caiu em uma cachoeira (cerca de 10 metros), localizada na Ponte 16, antiga EFSC, em Ibirama, no Vale do Itajaí, SC.

A queda aconteceu no local conhecido como Trilha das Bromélias, próximo à divisa com o município de Lontras. O homem sofreu ferimentos na região do crânio e membros inferiores. Ao chegar na cachoeira, a equipe do Arcanjo 03 verificou a complexidade da operação, uma vez que tal região é de relevo muito acidentado e com inúmeras árvores em toda sua extensão, impossibilitando o pouso da aeronave, bem como a retirada da vítima por terra.

YouTube player

Diante disso, um tripulante operacional do Arcanjo 03 desembarcou por meio de rapel, enquanto a aeronave pairava entre as fendas dos morros. Após realizar todos os procedimentos de resgate, utilizando-se de cabos e maca de ribanceira, a vítima e o tripulante operacional foram içados pela aeronave e deixados em local seguro.

No momento do resgate havia fortes ventos orográficos que elevaram a dificuldade da operação, que durou aproximadamente 36 minutos de sobrevoo no local. No solo a vítima recebeu atendimento pré-hospitalar e foi conduzida via terrestre pela viatura Bravo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama.

- Anúncio -