- Anúncio -

Pará – Na segunda-feira (15), uma menina de 7 anos sofreu perda traumática total do couro cabeludo (escalpelamento) por motor de uma pequena embarcação em Portel, na ilha do Marajó. A garota foi levada ao Hospital Municipal de Portel onde recebeu atendimento médico e foi realizado curativo compressivo.

Pela gravidade do ferimento ela precisou ser transferida para hospital de referência em Belém a fim de passar por procedimento cirúrgico. A equipe do helicóptero aeromédico da Secretaria de Saúde foi acionada e decolou para a cidade.

A menina estava consciente e estável. Foi embarcada no helicóptero acompanha da mãe e levada para a Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém.

Como prevenir esse acidente

Esse a acidente é causado pelo eixo exposto dos motores das embarcações que, ao enroscar e puxar os cabelos longos das meninas e mulheres, pode arrancar parte ou todo o couro cabeludo, ou até mesmo levar à morte.

A Secretaria de Saúde do Pará orienta os usuários e a tripulação das embarcações sobre as medidas preventivas, tais como manter os cabelos presos, redobrar os cuidados com as crianças durante a viagem e manter coberto o eixo dos motores dos barcos, por exemplo.

- Anúncio -