Inaugurado o heliponto do Hospital de Pronto Socorro João XXIII em Belo Horizonte/MG

- Anúncio -

O maior hospital de pronto-socorro do Estado de Minas, o HPS João XXIII, na capital, inaugurou em 17/12/2010 seu heliponto. A estrutura, construída estrategicamente sobre a ala de politraumatismos, dará mais agilidade no salvamento de vidas.

O HPS João XXIII está localizado no hipercentro da capital mineira e atua como centro de referência no atendimento a pacientes vítimas de politraumatismos, grandes queimaduras, intoxicações e situações clínicas e/ou cirúrgicas de risco de morte.

O heliponto tem capacidade para receber aeronaves de até 5 toneladas em uma área de 441 m² e acesso por dois elevadores, sendo um exclusivo com acesso direto à sala de emergência. O diretor do Hospital João XXIII (HPS), Eduardo Liguori, avalia o heliponto como uma grande conquista para a população. São mais de 100 mil pessoas atendidas por ano, das quais cerca de 70 mil vítimas de politrauma. “O heliponto vem coroar todo o esforço que tem sido feito para otimizar o atendimento pré-hospitalar, já que um dos fatores mais importantes no prognóstico é o tempo de atendimento. Quanto mais rápido o paciente chegar ao hospital, mais favoráveis serão as condições de salvamento”, enfatizou o diretor do HPS.

Na inauguração do heliponto, foi realizada a simulação de atendimento a uma vítima de trauma grave transportada pelo helicóptero ARCANJO 01 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sendo encaminhada para a sala de politraumatizados onde se encontra toda a tecnologia necessária para recepção de pacientes dessa natureza no Hospital.

Confira as fotos:


Fonte: CBM/MG


- Anúncio -