A 3ª CoRpAer comemora 5 anos e inaugura estação de treinamento em altura

A Terceira Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo (3ª CoRpAer) do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais, comemora 5 anos em seu novo hangar, inaugurando uma estação de treinamento em altura, com escalada e Rapel.

Preocupados com instrução e treinamento na Unidade, os militares da 3ª CoRpAer desenvolveram a Estação de Treinamento em altura, consistindo em uma parede de escalada e uma plataforma para atividade em altura. Esta estação de treinamento visa melhorar o ambiente de trabalho e a higidez física dos tripulantes operacionais. Irá permitir uma aproximação da sociedade e dos profissionais que atuam na área de esportes radicais.

Desde o início oficial das atividades de policiamento com emprego de aeronaves, em janeiro de 1987, quando se deu a criação do Comando de Radiopatrulhamento Aéreo (CoRpAer), esta modalidade de policiamento se concentrou na capital mineira.

Os atendimentos às frações do interior ocorriam através de operações programadas e, em casos de necessidade imediato de emprego, através de acionamento via Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp), com deslocamento imediato da Guarnição de Radiopatrulhamento Aéreo (GuRpAer), o que, naturalmente, ocasionava a perda do princípio da oportunidade, resultando por vezes com o insucesso da operação e ineficiência dessa modalidade de policiamento.

Neste contexto, no mês de dezembro de 1999, a PMMG instalou a primeira unidade desconcentrada de Radiopatrulhamento Aéreo, sediada em Uberlândia, com o objetivo de atender a Macrorregião de Policiamento Ostensivo do Triângulo Mineiro.

A implementação da unidade aérea em Uberlândia foi a primeira etapa do projeto de desconcentração elaborado pelo Estado-Maior da PMMG, que previa a criação de mais quatro bases no interior do Estado (COSTA JÚNIOR, 2004, p. 42). A própria DGEOP nº 001, afirma como finalidade de um Sistema Integrado de Gestão, que o problema local tem melhor solução no âmbito do próprio município (MINAS GERAIS, 2010).

Esta base foi desativada oficialmente em julho de 2002 com o retorno, a bem do serviço, para Belo Horizonte, dos pilotos e tripulantes operacionais. Em 14 de setembro de 2005, ela foi reativada, com o retorno das atividades desta base.

Dando continuidade ao processo de desconcentração de aeronaves, em 28 de agosto de 2006, o Btl RpAer recebeu ordem para deslocar uma aeronave para a cidade de Montes Claros, oportunidade em que se iniciaram os trabalhos da 3ª CoRpAer com sede naquele município.

Em 06 de setembro de 2006, foi editada a resolução nº 3.881, que regula o emprego da 3ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG. Em seu anexo “E” que trata das alterações do plano de articulação operacional da PMMG, e previa que a 3ª CoRpAer seria responsável pelo atendimento de ocorrências e ordens de serviço em toda a região norte de Minas Gerais, podendo abranger, em razão da proximidade com a cidade de Montes Claros, o nordeste e o noroeste do Estado, regiões estas pertencentes à 14ª RPM (Curvelo), 15ª RPM (Teófilo Otoni), 16ª RPM respectivamente. Hoje a articulação é feita pela DGEOP, conforme mapa a seguir:

Assim, a 3º CoRpAer iniciou suas atividades no norte de Minas. A companhia contou com um efetivo formado por oito tripulantes operacionais, dois mecânicos, quatro TASA e, em princípio, três oficias nas funções de comandante de aeronave e comandante de Operações aéreas.

Esta base teve como primeiro comandante o então capitão Marcelo de Oliveira Ramos, que atuou desde a sua fundação até 26 de agosto de 2006. Nesta oportunidade, assumiu o comando da fração o Major Márcio Ferreira Brandes, que permaneceu na mesma até o dia 03 de janeiro de 2010. Em 21 de fevereiro de 2011, o então capitão Osvaldo de Souza Marques assumiu o comando da companhia.

A 3ª CoRpAer atuou em diversas atividades de Defesa Social na região de responsabilidade da 11ª RPM, totalizando 1.411,6 horas de voo ao até dezembro de 2010.

Fotos: Ten QOR Simões.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos integrantes da TERCEIRA CORPAER,fico feliz qdo leio uma matéria em que o gráu de profissionalismo,a dedicação,a seriedade e a segurança de vôo estão em primeiro lugar.
    Abraços a todos,em especial ao Sgt Aguilar parceiro de longas jornadas no CORPAER.

    SUBTENWILLIAM
    TOP 01 – CBMMG
    ” Arcanjo Voando para Salvar”

  2. Ladies and gentleman!!! He is from city MOC… He is pilot helicopter… He is law man…. Call, call, Siiimooonnn!!!! . Bons tempos Simão! Lembra?!?(kkkkkkk) Parabéns pelo trabalho junto do “grande” amigo Cap Osvaldo de Souza Marques e todos da “Terceira Corpaer”. Abraços ao Sub Ronaldo, Sgt Durães, Sgt Aguilar, enfim, todos que promovem a integração entre as Corporações!!! (rsrsrs)
    Bons voos!!

    Farley, Cap BM
    BOA/MG

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

14 − doze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários