CIOPAER/CE forma o 1º piloto comercial de helicóptero da SSJC/TO

O Delegado de Polícia, Leonardo Marincek Garrido da Nóbrega, da Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Tocantins, obteve dia 19 de abril, no Estado do Ceará, a aprovação para a obtenção da habilitação de Piloto Comercial de Helicóptero na aeronave AS350B2 Esquilo, modelo semelhante ao utilizado na SSCJ-TO, um AS350B3.

Após o voo de “cheque” com um examinador de aviação civil credenciado pela ANAC foi considerado apto a licença pretendida. Oriundo de uma família de oficiais aviadores da FAB, o servidor iniciou sua atividade aérea através da CIOPAER-CE (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da SSPDS), que possui em sua estrutura uma Escola de Aviação homologada pela ANAC para os Cursos Práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicópteros em aeronaves Esquilo, conforme publicação em Diário Oficial da União nº. 112 de 13 de junho de 2008.

Comandante Garrido (esq) ao lado do Ten Cel MONTEIRO, coordenador da CIOPAER-CE

O curso, sem ônus ao Governo do Tocantins, desenvolveu-se em duas etapas, um estágio administrativo de 6 meses em todas as seções da CIOPAER-CE, e na seqüência a atividade aérea com o início das instruções de voo focadas em operações de Segurança Pública que duraram exatamente 1 ano e totalizaram 205 horas e 660 pousos.

Por ser um órgão integrado de Segurança Pública, foi propiciado ao piloto-aluno a atuação na prática em atendimentos de ocorrências de natureza diversas, como: apoio às Polícias Civil e Militar em perseguições; buscas e cumprimento de mandados culminando, por diversas vezes, na prisão de criminosos, e missões típicas de bombeiro, no resgate e pronto-atendimento de vítimas de afogamentos no litoral, em acidentes automobilísticos, combate a incêndios e no patrulhamento aéreo na região metropolitana de Fortaleza e interior cearense.

Comandante Garrido durante o patrulhamento

Desde dezembro passado, quando teve a oportunidade de receber o helicóptero PR-SST na Helibrás, aeronave que hoje é operada pela CIOPAER/TO, o delegado Leonardo Garrido passou ser o único servidor tocantinense habilitado e operacional em aeronaves AS 350 B/B2/B3 Esquilo Eurocopter, além do R-22/44 Robinson.

Segundo ele “naquela época as instruções que havia recebido no Ceará fizeram toda diferença, pois nas 5 horas disponíveis de adaptação na fábrica consegui ser “checado” na máquina em questão, fato esse que em minha opinião materializou todo esforço do Ten Cel Monteiro, seus incansáveis instrutores e o efetivo da unidade aeropolicial Alencarina”.

Por ser possuidora de um corpo docente e de uma infra-estrutura de excelência, a CIOPAER/CE vem cumprindo o papel de destaque na integração, formação e qualificação contínua de pilotos de diversas Instituições de todo o Brasil, com a presença atual de pilotos-alunos dos Estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ao término de umas das missões que o Comandante Garrido participou.

Para Garrido, o fator preponderante do sucesso da CIOPAER/CE é a convivência harmoniosa dos policias militares, civis e bombeiros que trabalham de forma perfeitamente integrada, tanto nas funções administrativas como tripulando as aeronaves, culminando na otimização de recursos e padronização operacional.

Entende que seria natural a criação, na CIOPAER/CE, de um Centro de Instrução Nacional da Aviação de Segurança Pública com apoio do Governo Federal e demais Estados, para a formação e treinamento de seus pilotos e tripulantes operacionais dentro dos padrões de integração, disciplina, capacidade técnica e segurança, indispensáveis para o perfeito desenvolvimento de operações aéreas em todo o Brasil.

Sucesso ao Comandante Garrido!


26 COMENTÁRIOS

  1. Caro amigo,

    É com grande satisfação que recebo esta noticia. Vc que tanto vem batalhando para obter o sucesso merecido na Aviação de Segurança Pública…PARABENS!!! Ao Sr TC Monteiro nosso fraterno abraço pela dedicação que tem na formação de pilotos de Segurança Pública em todo o Brasil, inclusive do nosso Rio Grande do Norte.

    Fiquem com Deus e bons voos!

    Ten PMRN Romualdo Galvão
    Piloto Privado de Helicoptero
    CEIOPAER/RN

  2. TODA VEZ QUE LEIO UMA NOTÍCIA COMO ESTA, TENHO A CERTEZA QUE NOSSA AVIAÇÃO SE PERPETUARÁ !!!
    DE TUDO QUE LÍ, O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI COMO QUÃO HARMONIOSA É A CONVIVÊNCIA ENTRE TODOS OS INTEGRANTES DO CIOPAER, E COMO A POSTURA DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO ACONTECE DE FORMA NATURAL.
    PARABÉNS AO MAIS NOVO E PIONEIRO “PCH” DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL DO TOCANTINS, E TAMBÉM AOS ADMIRÁVEIS CÓ-IRMÃOS DO CIOPAER/CE PELA DEMOMNSTRAÇÃO DE PROFISSIONALISMO.
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS, ILUMINANDO SEMPRE VOSSOS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  3. Bom, não sei se estou certo ou errado, mas o nome é muito familiar – do Del.Garrido – tive um chefe na época chamado Ten.Cel.Av. Garrido da Nóbrega na BARF no 2º ETA era o cmdt deste glorioso esquadrão – não sei o grau de parentesco, se alguém aqui sabe.

  4. Parabéns ao Comandante Del. Garrido pela conquista com grande esforço pessoal, em detrimento de outras atividades.
    E parabéns ao Ten Cel MONTEIRO, coordenador da CIOPAER-CE, pela acolhida e fidalguia profissional.

  5. Prezado Marcus, acertou… trata-se do Cel Av GARRIDO, que na verdade é meu pai. Mora atualmente em Fortaleza, foi para a reserva em 1999 após comandar o PAMB e a Chefiar do EM do COMAR I. Abraço!

  6. Diante de noticias como esta venho aqui parabenizar os trabalhos do CIOPAER/CE na formação de pilotos. Porém venho solicitar ajuda dos companheiros do CIOPAER e do Ten Romualdo, pois sou natural de Caicó-RN, para me ajudar na confecção da minha monografia ” A utilização de helicóptero nas atividades dos Bombeiros”, e também me ajudar na realização do meu sonho, a de ser piloto militar.

  7. Dr. Delegado Garrido,

    Muito me honrou tê-lo conhecido e convivido nestes últimos 3 meses com a vossa pessoa. Desde o primeiro encontro, quando do exame para a banca de pph, agora durante a nossa estadia no CIOPAER. Sou testemunha da sua dedicação e competência, lhe desejo bons voos na boa terra do Tocantins e sucesso.

    TC BM Rogério.

  8. Parabéns Doutor, por ser mais um, dos tantos profissionais formados por esta Instituição, concluindo suas tarefas com êxito e honra.
    Desde a primeira vez que visitei este fórum, verifiquei que o nome do CIOPAER/CE sempre fora enaltecido e citado como uma Instituição modelo na formação de aviadores.

    Parabéns a todos envolvidos no treinamento deste profissional, e Doutor, para você, mais uma vez, as congratulações e os votos de bons e seguros voos!

    Agt PM Juan Berti
    CIEMER190 5ªRPM – PMSC

  9. Quanta alegria, meu amigo Garrido, em ver que você vem se destacando nesse cenário, logrando exito em mais um desafio que lhe foi apresentado.
    Falar do amigo Garrido é, sem dúvida alguma, algo muito fácil: excelente profissional, de fino trato, com grande responsabilidade e de uma dedicação extrema à causa da Aviação de Segurança Pública.
    Falar dessa Escola de Formação de Comandantes, (parafraseando o lema da Academia de Polícia Militar General Edgard Facó) a CIOPAER, para nós é mais fácil ainda. Sob a batuta do nosso Mestro, o Ten-Cel PM Monteiro, todos os instrumentos tocam em perfeita harmonia. A integração, fator primordial, é realmente sentida nas operações e vivida no dia-a-dia da Unidade Aérea, situação que permite a todos os “Jangadeiros-do-Ar” singrar os céus de nosso Estado e até de outras Unidades da Federação, para “Proteger e Salvar” a quem precisa. Nessa ótica, o Centro de Instrução da Aviação de Segurança Pública do Estado do Ceará vem se destacando nacionalmente, sendo sinônimo de uma formação baseada na excelência, dentro dos ditames da Segurança de Voo e com foco nas ações policiais e bombeirísticas.
    O sucesso alcançado pelo Comandante Garrido é fruto desse trabalho, onde os esforços de todos (do Comandante e Instrutor de Voo ao Mecânico Aeronáutico) se convertem e permitem que o Piloto-Aluno voe com segurança e aprenda, na prática, em que consiste a missão do Aviador de Segurança Pública.
    Parabéns, Comandante Garrido! Parabéns CIOPAER-CE! Muito nos orgulha ver que o trabalho vem dando frutos e que os amigos vêm ganhando asas e começando a voar sozinhos!

  10. Quando o cidadão nasce pra voar, que é o seu caso e quem o conhece sabe disso, todo o universo conspira para que isto se torne uma realidade. Grande abraço e parabéns mais uma vez.
    Ah! e se precisar de ajuda com livro do B3 é só dizer…rsrsrsrsrs

  11. Ao Delegado Aviador Garrido – felicidades – conheci bem seu pai – era eu S1 da FAB, na época a minha função era de estafeta do comando do ETA 2 e depois equipamentista – o então Major Garrido assumia o comando e logo depois o mesmo foi promovido a Ten.Cel. acho que era no ano de 1986 – já faz um bom tempo, a gente (os praças) tinha o maior respeito e admiração pelo Major(não era caxias) porque o nosso esquadrão era pequeno e unido.
    Peguei muitos filme nas locadoras (fitas VHF) em Boa Viagem – para o Major – rsrsrsrsr – e uma vez ele reclamou mto do filme – tinha alguma cena de sexo – rsrsrsrsr disse que tava toda família assistinho,
    abraço

  12. Parabéns cmte! Pude ter a honra de testemunhar sua formação e sinto-me orgulhoso por também ter feito parte disso, és um profissional dedicado, destacando-se em cada missão na CIOPAER pela forma abnegada e determinada com que sempre se manteve. Expresso aqui minha elevada estima por este excelente profissional que carrega em seu íntimo uma paixão inegável pela atividade aérea oriunda do seu seio familiar, por isso meus votos de felicidades e sucesso profissional.
    E a essa distinta Unidade, CIOPAER/CE, meus parabéns, pela forma respeitosa e brilhante com a qual foi conduzida a formação desse renomado cmte, demostrando-nos mais uma vez o exemplo de competência e integração no cenário da Aviação de Segurança Pública no Brasil.

    Abraço.

  13. Caro Cadete BMPB Batista,

    Estou a disposição para o que vc precisar. Quando estiver em Natal pode me procurar no CEIOPAER (Aeroporto Augusto Severo – Hangar do Estado), ou então me manda um email ([email protected]) para batermos um papo.

    Grande abraço!

  14. Comandante Garrido, Parabéns!

    Fico feliz em ter essa notícia, na verdade já esperava. Nosso Estado do Tocantins o recebe com muito orgulho.

    TEN PMTO ALDO
    PC Helicóptero.

  15. È isso aí Garrido…
    Para quem o conheceu,como nós,dando os primeiros passos na sua educação,foi motivo de grnde satisfação…Parabens!
    Marilia e Walter.

  16. Leo, cara guerreiro como você não vi… Sonhos realizados, esforços, noites em claro estudando. Parabéns por tudo. Imagino a alegria dos tios. Da família Garrido e Marincek. Mais uma vez, muito sucesso. Cada vez mais, alcance voos enormes. Fique com Deus… Parabéns.

  17. Parabéns Leonardo

    Fico feliz em ver seu sucesso na aviação e na profissão escolhida. E é um prazer observar que você perpetua a veia de aviador dos Marincek e Garrido. Muito sucesso!
    Forte abraço
    Marcos Rabelo

  18. Parabéns ao meu nobre colega DR. Leonardo, você merece tudo isso que está acontecendo em sua vida, pessoa dedicada e com comprometimento como você são cada vez mais raras.

    Luciano Barreto
    Perito Criminal

  19. Grande amigo Garrido,

    é com muito orgulho que recebi a notícia do seu “check”. Aproveito tb a oportunidade de parabenizá-lo pelo aniversário. Desde os tempos de CMRJ seu destino já estava “voando”. Vc nasceu com azas, meu amigo!!! Belongs to the air!!!

  20. Prezado Comandante,

    Muitas felicidades e realizações nessas mestas alcançadas…

    Contiuamos a acompanhar seus grandes caminhos…

    Helio, leninha e Tiago.

  21. Caro Cmt. Garrido.

    Venho por meio deste te informar que aqui, na célula de Ensino e Instrução do CIOPAER-CE, se encontra o seu “pequeno check-list”, o qual nos deixou as seguintes indagações:

    a) pretexto para voltar;
    b) ou, devemos enviar por sedex.

    No mais um forte e grade abraço de todos por aqui.

    TC BM Rogério.

  22. Já era de se esperar, com a melhor equipe, entre pilotos e mecânicos, e um dos mais conceituados cmtes de helicópteros do Brasil (Cel Monteiro), não tinha como esperar outro resultado. Agora é só levantar a bandeira da segurança pública e fazer o que vc mais gosta voar e salvar.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

17 − 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários