Iniciado o 2º Curso de Operador Aéreo do GTA/PE

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A Secretaria de Defesa Social – SDS, realizou na manhã desta segunda feira (17), a aula inaugural do segundo Curso de Operador Aéreo – COA, que será ministrado pela equipe do Grupamento Tático Aéreo – GTA. Criado em 2007, o GTA, está subordinado diretamente a Secretaria de Defesa Social. Possui atualmente quatro aeronaves e tem sua composição integrada por funcionários de todos os setores da segurança pública no Estado.

Com investimento na ordem de R$ 250 mil reais, o curso tem como objetivo preparar profissionais para atuar em operações de alto risco, tais como busca e salvamento terrestre e aquático, resgate e remoção aeromédica, ações de defesa civil, entre outras. É mais um investimento do Governo do Estado, através da SDS, visando oferecer um serviço de qualidade ao cidadão pernambucano, bem como dar suporte a grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Para o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, investimentos no GTA é de grande importância para a redução da criminalidade no Estado. “Quero parabenizar a equipe do GTA pelo trabalho que vem sendo realizado. Vocês vêm contribuindo de forma expressiva para o alcance das metas estabelecidas no Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto pela Vida. Tenho certeza que este curso será de grande proveito para o Estado”, afirma o secretário.

As vagas foram disputadas por 270 candidatos dos quatro estados, sendo 45 para Pernambuco, e duas para cada uma das outras federações, que pretendem atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido pelo GTA em seus estados.

OS 51 ALUNOS integram polícias de quatro estados.

Participarão do COA 51 alunos, entre policiais civis, militares e bombeiros, dos quais dois são do Rio Grande do Norte, dois do Amazonas e dois de Rondônia, que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso, em seus Estados. “O meu Rio Grande do Norte é muito carente nessa área de aviação na Segurança Pública. Esta é uma excelente oportunidade de me qualificar e aplicar o conhecimento adquirido no meu Estado, ainda mais com um grupo de renome no país como o GTA”, ressalta o soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Laertte Silva.

Criado em 2006 pela Gerência de Integração e Capacitação das SDS –GICAP, com o auxílio do GTA, o COA é reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e abordará durante os três meses de curso, disciplinas teóricas e práticas, como teoria de vôo e técnicas de resgate, associadas ao uso de aeronaves. “Este curso é mais um investimento da SDS na capacitação de seus servidores atendendo as linhas de ações previstas no Pacto Pela Vida”, disse o Gerente Geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária, Manoel Caetano Cysneiros.

A solenidade foi realizada no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, e contou com a presença do Secretário Executivo de Gestão Integrada da SDS, Alciomar Goersch, do Corregedor Adjunto da SDS, Cândido Ferraz, do Diretor Geral de Operação do Corpo de Bombeiros, coronel Daniel Ferreira, do Subchefe da Polícia Civil, Francisco Jardim, do tenente-coronel Adeilton Rosendo, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, e do tenente-coronel aviador Matuchewski, representando o Segundo Comando Aéreo Regional – COMAR.


Fonte: Imprensa SDS-PE e Folha de Pernambuco.


- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo o estado do PE e aos oficiais e praças do GTA-PE, na pessoa do Cap Bandeira pela inciativa de formar profissionais da área de aviação de segurança pública e ajudar outros estados nesta formação. Como representante do CONAV faço uma recomendação importante: Procure formar o homem para a aviação e não para operações especiais, o foco do curso deve ser em que todos estejam preparados e não fazer uma peneira e acabar formando poucos. Prezem sempre pelo profissionalismo e não pelo rala e “tapa na cara”, como ocorre em alguns outros cursos. O PE tem um histórico de excelentes tripulantes e acredito que estes seguirão este padrão. Conte conosco do CONAV e sucesso no curso.

    Aviação de Segurança Pública – Rumo a excelência

    TC Gonçalves
    CONAV-SENASP
    2011-2012

  2. Oração do Tripulante Operacional

    O Senhor meu Deus/
    Abençoai este combatente/
    Que corte os céus desta terra dos altos coqueiros/
    Como se uma Harpia fosse/
    Protejei-nos sempre/
    Quando em nossas máquinas/
    Alçarmos vôos/
    Honrra-nos em nossas missões/
    Seja no confronto com o inimigo/
    Ou no resgate a um aflito/
    Dai-nos a sabedoria e a humildade/
    E ao retornarmos/
    Que tenhamos em nossos corações/
    A certeza do dever cumprido/
    Heróis anônimos/
    Guerreiro sem face/
    Operações Aéreas é o que somos.

    2º COA:

    2º COA o céu escureceu
    Na semana zero quando bazô morreu
    Quem nunca viu ficou encabulado
    Um bando de zumbi fez a árvore do caralho
    Frio da desgraça ralando a noite inteira
    Era tchofe, sobre tchofe, era tchofe até a pleura
    Corre, corre é muita ralação
    No tanque e no mar conheci o tubarão
    Muitos olhos esbugalhados
    Tubarão maldito quase me mata de caldo
    Suspense, suspense, buscar o ezadofe nos lençóis maranhenses
    Massacra, massacra, os caveiras torturando com sua bala clava///BIS
    Bis: 2º COA..

    UMA HOMENAGEM AOS BRAVOS GUERREIROS DO COA!!!

Comments are closed.

Comentários

comentários