- Anúncio -

Paraná – Na manhã de sábado (29), equipe do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) da Base Litoral foi acionada pelo Corpo de Bombeiros de Matinhos para  resgate de homem de 23 anos de idade, que teria caído do Salto dos Macacos, em Morretes.

Foi informado diagnóstico preliminar de trauma raquimedular seguido de afogamento. O homem foi socorrido por populares que estavam no local. Estava consciente, porém, sem movimentos nos membros inferiores.

Quando a aeronave chegou ao local da queda, a vítima já estava sendo atendida pelo Corpo de Bombeiros de Morretes. O Salto dos Macacos é uma cachoeira em área remota, de difícil acesso em uma região montanhosa e bastante aclive. Devido a dificuldade de acesso da aeronave, um Operador Aerotático e uma Operadora de Suporte Médico (médica) foram infiltrados por rapel para avaliação e preparação da vítima ao transporte.

A vítima estava orientada e consciente, com os movimentos das pernas e braços, porém com contusão na coluna torácica, com suspeita de fratura na região de T10 à T12. Devido a dificuldade de remoção da vítima do local, foi necessária sua extração através da técnica Mcguire. A vítima e os tripulantes da aeronave foram transportados até um local seguro, onde foi possível embarcar todos no helicóptero.

Na sequência, a vítima foi transportada no Falcão 03 até o Aeroporto de Paranaguá, onde uma ambulância do SAMU aguardava para transporte até o Hospital Regional do Litoral.

Ação pioneira

Essa não é a primeira vez que um Operador de Suporte Médico desce de rapel no Paraná para socorrer uma vítima. No dia 25 de Janeiro a médica Michele Mamprim Grippa fez o socorro de uma mulher no mesmo local. (Saiba mais)

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários