SERIPA IV promove 1º Seminário de Segurança de Voo – Asas Rotativas

Em função do aumento significativo de acidentes e incidentes envolvendo a aviação de asas rotativas na área de São Paulo. Por considerarmos que a segurança de voo está diretamente relacionada com o conhecimento técnico de todos os envolvidos na atividade aérea.

Por considerarmos que a legislação aeronáutica deva ser entendida como os padrões mínimos a serem observados pelos envolvidos na atividade aérea e a prevenção de acidentes aeronáuticos ser uma missão de responsabilidade de todos, convidamos todas as empresas, entidades de classe e demais profissionais a participar do evento por entendermos que somente desta forma teremos o resultado esperado.

Afirmamos que o seminário está focado nos principais fatores contribuintes para acidentes envolvendo helicópteros em nossa área de atuação e tem por objetivo trazer informações importantes a proprietários, operadores, pilotos, mecânicos e empresas que, se aplicadas, certamente reduzirão consideravelmente a probabilidade de novos acidentes.

Este evento não é do SERIPA IV. Este evento é de todos nós.

Fonte e maiores informações: FlightSafe

Programação
HorárioEventoPalestranteResponsável
07:30-08:00CADASTRO E CAFÉ DE BOAS VINDASTCEL NAVE
08:00-08:45

 AULA DE ABERTURA
Briefing do local e emergência
Hino nacional
Objetivos a serem atingidos no evento
Palestra com o levantamento dos acidentes ocorridos entre 2010 e 2011, com os fatores que mais contribuíram.

TCEL CRESPOSERIPA IV
08:50-09:50 ALÉM DOS ACIDENTES AERONÁUTICOS
Palestra que trata a realidade de um acidente aeronáutico e suas conseqüências a todos os envolvidos.
MAJ RENATOSERIPA IV
09:50-10:15COFFEE BREAK
10:15-11:15 DISCIPLINA
Trata-se da base da atividade aérea, sem a qual se torna impossível desenvolvê-la com segurança. A palestra mostra a relação entre a disciplina e os fatores contribuintes presentes nos acidentes
TCEL NAVESERIPA IV
11:20-12:40 CARACTERÍSTICAS DO VOO DE HELICÓPTERO
Exposição abordará de forma didática e operacional as principais características aerodinâmicas do voo de helicóptero, com ênfase no peso e balanceamento e estóis das pás do rotor principal, vortex e perda de eficiência do rotor de cauda.
  TCel Élvis IPEV
12:40-13:406 – ALMOÇO
13:45-14:30 METEOROLOGIA
Palestra abordará os principais fenômenos meteorológicos na área de São Paulo, em especial na Serra do Mar, Serra da Mantiqueira e Serra da Cantareira, bem como servirá para os pilotos relembrarem importantes características da interpretação de METAR, TAF e SIGWX.
TEN P. LIMADTCEA-SP
14:35-15:25 TRÁFEGO AÉREO
Palestra informativa com dados da TMA-SP, seus aspectos importantes a serem observados por pilotos de helicóptero e tratamento do controle a esse tipo de tráfego.
CAP PEREIRADTCEA-SP
15:30-16:30EMERGÊNCIA – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Palestra com enfoque nas características operacionais e procedimentos a serem observados pelos pilotos durante as emergências mais comuns em helicóptero.
CEL R1 BOSCOEFAI
16:30-16:50INTERVALO – CAFÉ
16:55-17:45 VOO DE INSTRUÇÃO – CUIDADOS NECESSÁRIOS
Palestra com objetivo de transmitir as principais características do voo de instrução em todas as suas fases, ou seja, briefing, voo e debriefing. Frisar a importância da padronização dos instrutores e alunos e a necessidade de manuais de padronização nas escolas.
Cel R1 Tebicherane
17:50-18:35 AEROPORTOS
Palestra que vai diferenciar aeródromos de aeroportos e trazer aos ouvintes importantes informações sobre as facilidades e tipos de apoio que estão disponíveis no caso de emergência.
 Mauro MiuraINFRAERO – MT
18:45-19:15ENCERRAMENTO
Agradecimentos e entrega de brindes aos participantes por meio de sorteio.  Birndes ofertados pelos patrocinadores.
TCEL CRESPOSERIPA IV

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Excelente programação e, principalmente a palestra a ser ministrada pelo piloto de prova TC Elvis – Características do Voo do Helicóptero. Nada melhor e, privillégio para os ouvintes, ter um piloto de testes, com experiência de voo em diversos tipos de máquinas, debater sobre esse fascinante e desafiador equipamento de rotores – o helicóptero!!
    Sucessos para o evento!
    Luis A. Martins – insp. mnt.

  2. gostei muito de tar participando desse seminario e gostaria que sempre que tivece me convidase novamente quero aprender muito meis e muito bom para nos que trabalhamos no patio de manobras sem mais (abrigado)

  3. BOM DIA, GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO MEU AGRADECIMENTO E PRINCIPALMENTE PARABENIZAR AO CHEFE DO SERIPA IV O TEN CEL CRESPO, PELO EXCELENTE SEMINÁRIO DE ASAS ROTATIVAS. JÁ PARTICIPEI DE OUTROS EVENTOS NESSE SEGMENTO E CONFESSO QUE ESSE EM ESPECIAL ME EMOCIONOU MUITO COM O CONTEÚDO APRESENTADO, INSTALAÇÕES, MATERIAL DIDÁTICO E PRINCIPALMENTE PELO ALTO NÍVEL DOS PALESTRANTES. MAS QUERO LEMBRAR TAMBÉM QUE O PÚBLICO PRESENTE TAMBÉM FOI UM SHOW A PARTE, ONDE OS CONVIDADOS FORAM SELECIONADOS COM MAIOR RIGOR EM PROFISSIONALISMO. APRENDI MUITO, E COM CERTEZA LEVAREI ESSES CONHECIMENTOS AOS MEUS COMPANHEIROS DA AVIÃO . PARABÉNS A TODOS, CB PM NERI – GRPAe BASE DE SÃO PAULO.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

20 − 9 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários