- Anúncio -

Portugal – A Força Aérea Portuguesa possui uma equipe de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ), sediada no Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), no Montijo. Em 2020, a equipe foi responsável pela descontaminação de 151 aeronaves da Força Aérea. Os serviços fazem parte das ações de combate à pandemia de COVID-19.

A sua primeira intervenção ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2020, no Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Lisboa, após a chegada dos portugueses repatriados de Wuhan, China. A aeronave C-130H que efetuou o transporte foi descontaminada, bem como o terminal de carga.

Ao longo deste período de pandemia, esta equipe tem realizado a descontaminação de aeronaves, viaturas e infraestruturas. O serviço permite manter a prontidão das aeronaves e das equipes da Força Aérea Portuguesa.

Centro de Treinamento

O CTSFA foi criado em setembro de 1976 e em maio de 1983 inseriram o treinamento em Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ). Atualmente o Centro possui uma Esquadrilha (EDNRBQ) responsável pelos treinamentos e missões de defesa contra ataques de natureza Nuclear, Radiológica, Biológica e Química.

- Anúncio -