Acidentes de trânsito envolvendo motociclistas atendidos pelo serviço aeromédico

- Anúncio -

LETÍCIA DE AGUIAR DUTRA

Trabalho de conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do Grau de Enfermeiro.

Orientadora: Profa. Dra. Keyla Cristiane do Nascimento

Os acidentes de trânsito são um grave problema de saúde pública em virtude do impacto na morbidade e na mortalidade, principalmente da população jovem e do sexo masculino. Assim como os pedestres e ciclistas, os motociclistas também são considerados os usuários mais vulneráveis no trânsito.

O objetivo do trabalho foi descrever o perfil dos pacientes de trauma por acidentes envolvendo motociclistas e as intervenções de saúde realizadas pelo serviço aeromédico do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Para a coleta de dados foram utilizados os relatórios digitalizados de atendimentos inseridos no sistema de registro de ocorrências do Batalhão de Operações Aéreas, bem como os registros de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, independente da faixa etária ou sexo, no período compreendido entre janeiro de 2013 a dezembro de 2017.

ARCANJO - FLORIPA ‏ @ARCANJO_01 16 de nov Em atendimento de vítima de colisão entre moto e caminhão no KM 97 da BR 282
ARCANJO – FLORIPA @ARCANJO_01. Atendimento de vítima de colisão entre moto e caminhão no KM 97 da BR-282.

Os dados foram obtidos por meio do preenchimento de um instrumento específico de coleta de dados, contendo variáveis como sexo, faixa etária, acionamento, mecanismo do trauma, tipo de vítima, natureza das lesões, partes do corpo atingida, suporte ventilatório, procedimentos invasivos, reposição volêmica, medicalização, desfecho, entre outros. A análise foi realizada por meio da estatística descritiva simples.

Resultados

Foram realizados 1953 atendimentos pelo serviço, sendo 439 (22,48%) atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito. Destes, 252 estavam relacionados às ocorrências de acidentes envolvendo motociclistas, representando 57,40% dos atendimentos.

Houve predomínio de atendimento ao sexo masculino (82,54%), na faixa etária dos 18 a 29 anos (47,62%), motociclistas (74,20%), vítimas de colisão entre moto e automóvel (40,08%), com necessidade de encaminhamento para unidade hospitalar (85,71%), sendo os membros inferiores acometidos com maior prevalência pelas lesões sofridas (59,13%), apresentando em sua maioria fraturas (53,57%), com necessidade de utilização de analgésicos (55,56%) e reposição volêmica com soro fisiológico 0,9% (13,89%).

Conclusão

Através deste estudo podemos conhecer o perfil dos pacientes envolvidos nesses acidentes, bem como os principais agravos, intervenções de saúde e seu desfecho durante a assistência pela equipe do serviço aeromédico.

Quer saber mais? Clique e leia o trabalho completo:

Acidentes de trânsito envolvendo motociclistas atendidos pelo serviço aeromédico

*Publicação autorizada no site Resgate Aeromédico.

- Anúncio -