- Anúncio -

São Paulo – O Morumbi está pronto para a abertura da Copa América 2019. Na noite de sexta-feira (14) acontecerá a abertura com o jogo Brasil x Bolívia. 67 mil ingressos foram vendidos. O Morumbi e a Arena Corinthians serão palco de três jogos cada, quatro deles da primeira fase, uma quartas de final e a disputa do terceiro lugar.

Para dar tranquilidade e segurança aos torcedores, além do planejamento da Secretaria de Segurança Pública, na madrugada de quarta-feira (12), aconteceu um simulado de atendimento a incidente com múltiplas vítimas destinado à capacitação do efetivo do Corpo de Bombeiros, do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU) e da Via Quatro. Todos estarão trabalhando na Operação Copa América 2019.

O simulado aconteceu na estação Morumbi, onde realizaram o escoamento de múltiplas vítimas utilizando composições do metrô. Participaram do treinamento 120 bombeiros, 25 profissionais do GRAU e 25 funcionários da concessionária Via Quatro do Metrô. Todos foram treinados para atuação em caso de um acidente de grande porte durante as partidas da Copa América.

No simulado, foram aplicadas técnicas de movimentação e transporte de vítimas de trauma e transposição de obstáculos, além do reconhecimento do percurso e de acertos para a liberação de catracas, inversão de escadas rolantes e formas de customização das composições do metrô e posicionamento das equipes médicas para o transporte de vítimas.

Também participaram do treinamento 100 Soldados 2ª classe da Escola Superior de Bombeiros (ESB) que atuarão na primeira missão de suas carreiras. Eles serão os responsáveis pelo transporte das vítimas no estádio e nas estações do metrô em caso de acidentes, na Operação Copa América 2019.

Segurança

Além disso, em São Paulo, ao menos 2.000 policiais militares estarão envolvidos diretamente na segurança das partidas, assim como outros 550 policiais civis. Atiradores de elite das duas corporações estarão dentro e no entorno dos estádios.

Planejamento de segurança para o entorno do Morumbi na Copa América — Foto: Leonardo Lourenço.
- Anúncio -