- Anúncio -

Portugal – A Força Aérea Portuguesa resgatou na segunda-feira (11), um tripulante do navio de cruzeiro MSC Preziosa com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC). A embarcação encontrava-se a 217 quilômetros a sul do Montijo. O alerta foi dado pelo comandante do navio através da frequência marítima, que ativou a ajuda da Força Aérea para o resgate do doente.

A Força Aérea Portuguesa divulgou o vídeo da operação realizada pelo helicóptero EH-101 Merlin, Esquadra 751 “Pumas”, da Base Aérea n.º 6 do Montijo. O doente foi transportado para o aeroporto de Faro, de onde foi conduzido de ambulância para o hospital de Faro.

Esquadra 751 “Pumas” da Força Aérea Portuguesa realiza duas missões de busca e salvamento em dois dias. Foto: Força Aérea Portuguesa.

Na terça-feira (12), a Esquadra 751 – “Pumas” foi novamente ativada, desta vez para realizar uma missão de busca e salvamento de um homem que se encontrava a bordo do navio “MARIA S. MERIAN”, que navegava a 322 quilômetros do Cabo de São Vicente.

O tenente-coronel Manuel Costa, porta-voz da FAP, explicou que este tipo de operação “é cada vez mais frequente”. “Tem a ver com o fato da costa portuguesa ser cada vez mais navegada por navios de cruzeiro”, adiantou, acrescentando que este tipo de pedidos de auxílio surge “sempre que existem situações de emergência médica que não são solucionadas a bordo” das embarcações. Neste tipo de missões a Força Aérea faz o resgate dos doentes e depois transportados para terra “em coordenação com o INEM”.

YouTube player
- Anúncio -