- Anúncio -

Santa Catarina – Na segunda-feira (09), o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do SAMU, que trabalha integrado ao Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros, recebeu novo aparelho de ultrassonografia portátil (EchoNous – KOSMOS AI) para testes.

O serviço aeromédico catarinense é pioneiro na utilização deste tipo de equipamento no Brasil, há mais de 2 anos. Segundo as equipes de saúde do GRAU, o ultrassom pode trazer muitas informações sobre o quadro clínico do paciente, permitindo “ver o corpo por dentro” em tempo real, ainda no local do atendimento.

Possibilita também a avaliação do funcionamento do coração, lesões pulmonares e lesões no abdome, permitindo condutas médicas que ajudam no tratamento de maneira muito rápida. A empresa Brasil Médica Tecnologia trouxe para o Brasil um equipamento lançado recentemente nos EUA e que utiliza componentes de inteligência artificial (IA) para auxiliar no diagnóstico.

O período de teste será útil para a empresa que receberá feedback dos profissionais que utilizam esse tipo de aparelho todos os dias atendendo pacientes graves em ambiente fora do hospital. Além disso, com a utilização de um equipamento novo, o serviço poderá avaliar se há um ganho na qualidade do atendimento e no cuidado dos pacientes.

Sobre a plataforma Kosmos AI

A plataforma Kosmos AI consiste em um dispositivo de ultrassom de 240 gramas, que também possui funções de ECG e ausculta digital. Ele é conectado a um tablet que executa um software baseado em IA que analisa as imagens de ultrassom para avaliar a função cardíaca e pulmonar com mais rapidez e precisão. (Saiba mais)

O equipamento foi avaliado em mais de 300 pacientes, ao mesmo tempo que foi testada por centenas de médicos e especialistas em imagens nos Estados UnidosCanadáEuropa e Japão em demonstrações clínicas ao vivo.

Em 2020, o ultrassom portátil recebeu aprovação da Agência Americana Food and Drug Administration (FDA) e da European CE. Segundo a empresa, a valor do equipamento nos EUA custa em torno de US$ 10.000,00

- Anúncio -