- Anúncio -

Portugal – A Força Aérea Portuguesa efetuou o salvamento de uma vítima politraumatizada que se encontrava numa escarpa do Cântaro Magro, em Manteigas, Serra da Estrela, durante a tarde de quarta-feira (05).

O homem de 50 anos foi resgatado por um helicóptero AW119 Koala, depois de estabilizada pela Unidade de Montanha da Guarda Nacional Republicana (GNR). A operação foi coordenada com outros agentes de proteção civil e teve duração de duas horas.

Após o resgate, a vítima foi transportada até a Torre da Serra da Estrela, onde se encontrava um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para transporte a uma unidade hospitalar.

A operação foi conduzida pelo Posto de Busca e Resgate em Montanha da Serra da Estrela (PBRMSE) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS). O resgate teve o apoio dos Bombeiros Voluntários de Manteigas e da Covilhã, da Força Especial da Proteção Civil, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da Força Aérea Portuguesa.

Nos últimos sete dias, a Força Aérea efetuou dez missões de transporte aeromédico. No total foram 13 pacientes transportados, 12 deles entre ilhas do Arquipélago dos Açores e um no Arquipélago da Madeira.

- Anúncio -