- Anúncio -

Pará – Na tarde de sexta-feira (05), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) recebeu mais uma aeronave que comporá sua frota. Trata-se do avião Pilatus PC 12/45, matrícula PR-AGM.

A aeronave chegou em Belém após 5h30 de voo, com saída da capital de São Paulo (SP) e breve pouso em Goiânia (GO). Ao chegar, a aeronave recebeu banho de jato d’água do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar, que representa o batismo do Guardião 12.

Avião Pilatus PC12 é incorporado à frota do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará. Foto: Elielson Modesto / Ascom Segup.

Em suas missões, o Guardião 12 deverá atender as demandas das bases que o Graesp dispõe no interior, em Santarém (no Oeste), Marabá (no Sudeste) e Altamira (no Xingu), além de Belém e Redenção, permitindo maior integração.

“O Pará é um estado gigantesco e a gente precisa ter aeronaves adequadas e em números suficientes pra atender nossas demandas. A aeronave irá dar maior mobilidade, mais rapidez e também poderá apoiar as ações de segurança pública, ações aeromédicas, tudo aquilo que o Graesp já faz, mas agora de forma ampliada”, reforçou Ualame Machado, Secretário de Segurança Publica.

O avião representa custo zero para o governo do Estado, devido a uma cessão de uso da Justiça Federal. Tem capacidade para dois tripulantes e até oito passageiros. É uma aeronave com valor de mercado aproximado de R$ 16 milhões.

O Graesp é formado por 101 servidores das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar. Os agentes atuam, principalmente, nas funções de piloto, mecânico de aeronave e gestor administrativo. O Grupamento passa a ter 12 aeronaves, sendo seis helicópteros e seis aviões.

- Anúncio -