- Anúncio -

Inglaterra – A operadora aeromédica Essex & Herts Air Ambulance (EHAAT), instituição de caridade registrada na Inglaterra e no País de Gales, chegou no dia 13 de dezembro a 1.000 dias transportando hemoderivados a bordo de seus helicópteros e veículos de resposta rápida (RRVs).

Mais de 130 pacientes receberam transfusões de sangue das equipes de cuidados intensivos da EHAAT desde que a operadora começou a transportar hemoderivados em 19 de março de 2019. A instituição opera dois helicópteros, um MD902 Explorer baseado no aeródromo Earls Colne e um AW169 no aeródromo North Weald. São 28.363 missões atendidas desde 1998.

Operadora aeromédica inglesa EHAAT realizou 130 transfusões de sangue em pacientes críticos. Foto: EHAAT.

Laurie Phillipson, Chefe de Desenvolvimento Clínico e Líder de Projetos de Sangue da EHAAT disse que “anteriormente, os pacientes que sofriam perda de sangue recebiam uma solução salina que, embora eficaz, não transporta oxigênio nem ajudava na coagulação. Com sangue a bordo, nossos helicópteros e RRVs carregam concentrados de hemácias do grupo sanguíneo O Negativo, o que significa que podem ser usados ​​em qualquer paciente e, quando necessário, são administrados com plasma, o outro componente principal do sangue humano”.

“Juntos, eles permitem que nossas equipes de cuidados intensivos pré-hospitalares forneçam uma transfusão de sangue com rapidez e segurança no local de um incidente. Esta pode ser uma intervenção que salva a vida dos feridos graves”, complementou Laurie.

Segundo a EHAAT, o marco de 1.000 dias não teria sido alcançado sem o apoio do laboratório e da equipe de transfusão do The Princess Alexandra Hospital NHS Trust (PAHT), em Harlow, que fornece o sangue, além dos motoristas e motociclistas voluntários do Essex Voluntary Blood Service (EVBS) que entregam o sangue nas bases aéreas da EHAAT em Earls Colne e North Weald diariamente.

Operadora aeromédica inglesa EHAAT realizou 130 transfusões de sangue em pacientes críticos. Foto: EHAAT.

Carol Weller é presidente da EVBS e disse: “Nos últimos dois anos, todos nós trabalhamos muito para garantir que o EHAAT tenha sangue sempre que necessário, de dia ou de noite, mesmo durante a pandemia. Tem sido uma honra absoluta para mim trabalhar tão de perto com uma equipe tão incrível de homens e mulheres que tenho orgulho de chamar de meus colegas da EHAAT ”.

O sangue é substituído diariamente e reabastecido conforme necessário. É entregue e armazenado em caixas isoladas especiais que o mantêm em temperatura fria por mais de 24 horas.

Eles são equipados com um registrador de dados que indica se a tendência da temperatura está fora dos limites de segurança. Se não for utilizado após 24 horas, o sangue é devolvido ao PAHT para uso em outro lugar, evitando o desperdício deste precioso bem. Quando o sangue é necessário, ele é aquecido à temperatura corporal para torná-lo seguro para administrar e evitar o resfriamento desnecessário do paciente.

Tracy Nevin, especialista em transfusão de sangue da PAHT, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter o prazer de trabalhar em parceria com esta equipe maravilhosa EHAAT e por termos alcançado este marco magnífico juntos no fornecimento de hemoderivados de emergência por 1.000 dias. Estamos empenhados em apoiar este serviço essencial e em ajudar a fazer uma diferença real no atendimento ao paciente”.

Em média, custa £ 500 para ajudar um paciente com necessidade de sangue e a EHAAT lançou o “Blood on Board Appeal” em março deste ano. O apelo conseguiu arrecadar pouco mais de £ 23.000, mas a EHAAT precisa de ajuda contínua para garantir sangue a bordo.

- Anúncio -