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China – A AutoFlight, em parceria estratégica com a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) e a CITIC Offshore Helicopters, anunciou a conclusão bem-sucedida da primeira missão de transporte de carga em plataforma de petróleo offshore do mundo utilizando uma aeronave elétrica de 2 toneladas com decolagem e pouso vertical (eVTOL).

A aeronave CarryAll da AutoFlight, a primeira eVTOL de 2 toneladas do mundo a receber certificação abrangente, incluindo Certificado de Tipo, Certificado de Produção e Certificado de Aeronavegabilidade, executou uma missão de entrega de carga de precisão. A aeronave decolou de uma base de lançamento designada em Shenzhen, transportando suprimentos essenciais, incluindo produtos alimentícios frescos e medicamentos de emergência, completando um voo transoceânico de 58 minutos até a plataforma de petróleo Huizhou 19-3, localizada a 150 quilômetros da costa.

A demonstração bem-sucedida aborda restrições logísticas de longa data nas operações de energia offshore. O transporte marítimo tradicional de carga para as plataformas da CNOOC no Mar da China Meridional exige aproximadamente 10 horas por trânsito, gerando atrasos significativos para entregas de suprimentos críticos e cenários de resposta a emergências. Embora o transporte por helicóptero ofereça capacidades de implantação rápida, os custos operacionais permanecem altos para operações de carga de rotina.

“Este voo representa a convergência de tecnologia aeronáutica inovadora, expertise operacional comprovada e requisitos operacionais offshore reais”, disse Ren Yongyi, Gerente Adjunto do Departamento de Gestão de Crises e Suporte Operacional da CNOOC China Limited, filial de Shenzhen. “Demonstramos com sucesso uma estrutura abrangente de ‘desenvolvimento + operação + aplicação’ para implementação econômica em baixas altitudes.”

Especificações Técnicas e Desempenho

O V2000CG CarryAll incorpora a configuração Lift & Cruise, proporcionando um alcance típico de 200 quilômetros, velocidade máxima de 200 quilômetros por hora e capacidade de carga útil de 400 quilos. Operando no desafiador ambiente do Mar da China Meridional, caracterizado por condições de neblina, altos níveis de névoa salina e umidade, além de condições variáveis de vento forte, o CarryAll demonstrou com sucesso capacidades críticas de voo, incluindo operações verticais de precisão, desempenho estável de voo pairado e navegação transoceânica prolongada.

AutoFlight realiza primeira missão mundial de transporte de carga para plataforma de petróleo com eVTOL de 2 toneladas. Foto: Divulgação.

“Esses resultados comprovam tanto a viabilidade técnica quanto a confiabilidade operacional de plataformas eVTOL de larga escala para aplicações no setor de energia offshore”, explicou Kellen Xie, vice-presidente sênior da AutoFlight. O desempenho da aeronave em condições marítimas exigentes demonstra a maturidade da tecnologia de aviação elétrica para implantação comercial em ambientes operacionais complexos.

A CITIC Offshore Helicopters, sendo a maior operadora de helicópteros da Ásia, forneceu suporte operacional abrangente, alavancando mais de quatro décadas de experiência em aviação geral para coordenar a gestão do espaço aéreo e os protocolos de segurança. A missão utilizou a primeira torre de controle de tráfego aéreo digital da China, estabelecendo novos padrões para a integração de eVTOL na infraestrutura de aviação existente. Essa abordagem colaborativa garantiu uma execução perfeita, mantendo os mais altos padrões de segurança durante toda a operação.

Impacto na indústria e aplicações futuras

A missão bem-sucedida estabelece uma base para aplicações eVTOL expandidas em operações de energia offshore. Essas aplicações abrangem transporte eficiente de pessoal para rodízio de tripulação e evacuação médica de emergência, rápida implantação de componentes de alto valor e suprimentos de emergência, capacidades aprimoradas de monitoramento e manutenção por meio de inspeções de instalações e tempos de resposta acelerados para incidentes marítimos e situações de emergência.

A demonstração gerou insights valiosos para a exploração de novas aplicações de aeronaves na produção offshore de petróleo e gás. Com a expansão contínua da economia de baixa altitude e o avanço da maturação da tecnologia eVTOL, as soluções de aviação elétrica, especialmente o eVTOL, estão posicionadas para se tornarem alternativas inovadoras para operações em plataformas offshore, melhorando significativamente a eficiência operacional e os padrões de segurança.

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