GTA/SE inicia Curso Tripulante Operacional

- Anúncio -

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Grupamento Tático Aéreo (GTA), realizou na manhã desta segunda-feira, dia 14, a aula inaugural do I Curso de Tripulante Operacional (CTOp). A capacitação tem a finalidade de preparar policiais militares e civis e bombeiros militares a atuarem nas diversas ocorrências que envolvem o uso da aviação de segurança pública.

A abertura do curso contou com a presença do secretário-adjunto da SSP, delegado João Batista. Segundo ele, o CTOp irá qualificar operadores de segurança pública para a execução do policiamento, ações de prestação de socorro e defesa civil, concomitantemente com a segurança de voo, fazendo frente à criminalidade em defesa da vida e preservação da ordem pública, através de instruções práticas e teóricas.

“A SSP pretende ampliar o seu quadro de tripulantes operacionais aptos a atuarem no GTA. A qualificação de mais profissionais ajudará a implantar uma doutrina de operações aéreas, padronizando procedimentos operacionais da aviação de segurança pública com uso de técnicas modernas através de conhecimentos especializados é o principal objetivo do curso”, comentou o secretário-adjunto João Batista, que representou na solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes.

A turma será composta por doze alunos. Foram distribuídas cinco vagas para policiais militares, cinco para bombeiros militares e duas vagas para policiais civis. “Esse é um curso de conteúdo bastante rico e vasto e tem como objetivo preparar esse militar, esse policial em todas a aéreas da aeronave. Os participantes do curso terão uma formação geral eles verão a missão de bombeiros, de policial militar e de polícia civil. Para que estejam aptos no final do curso a cumprirem essas missões a medida que elas forem surgindo”, explicou o major Fernando Góes, piloto do GTA.

Ainda de acordo com o capitão Danilo, que também é um dos pilotos do Grupamento, o curso está dividido em parte teórica e prática, sendo que a parte prática será na área urbana , de mato e na água, tanto em piscinas como no mar. O treinamento inclui ainda prática de voo na aeronave. “É um curso que leva bastante tempo e é muito completo para que o policial e o bombeiro formado realmente estejam em condições de cumprir as missões”, acrescentou o capitão.

Fonte: ASCOM/SE

- Anúncio -