Ação Cidadania do Corpo de Bombeiros reúne mais de 3 mil pessoas

Pará – O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) realizou, na manhã deste sábado (20), a Ação Cidadania, no Quartel do Comando Geral. O evento deu início à “Semana de Prevenção” alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, que este ano comemora 159 anos de existência no dia 2 de julho.

A ação teve o objetivo de abrir as portas do quartel dos Bombeiros para mostrar todas as atividades que a corporação oferece à sociedade e serviu também de oportunidade para integrar vários órgãos do Governo do Estado em um só espaço, com a finalidade de promover cidadania à comunidade.

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O evento atraiu três mil pessoas, que formaram uma fila gigantesca no quartel, procurando os serviços oferecidos, como: emissão de documentos (CPF, RG e Carteira de Trabalho); certidão de nascimento (1ª e 2ª via) e foto 3×4; orientação de trânsito; orientação e atendimento com clinico geral, dentista e oftalmologista (preparação e encaminhamento para cirurgia de catarata), além de outros serviços na área de estética e espaço de lazer.

Os serviços mais procurados na Ação Cidadania foram a emissão de documentos e os estéticos. O público ficou satisfeito com a iniciativa do CBM: “Fiquei sabendo da Ação Social dos Bombeiros pelo carro som que passou perto da minha residência. Achei a inciativa de grande importância pra sociedade paraense”, destacou Nazaré da Costa, moradora da Marambaia, que levou o filho para tirar seu CPF.

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

“Gostei da iniciativa da corporação, pois o meu dia é muito corrido e nunca tenho tempo pra realizar tantas atividades. Deu para participar de um pouco de cada coisa, mas o que eu mais gostei foi a seção de massagem e limpeza de pele. Tudo muito relaxante e revigorante”, disse Camila Souza, estudante de 21 anos.

Técnica

A corporação preparou demonstrações das ações realizadas no dia a dia do profissional Bombeiro, como de combate a incêndio (principio de incêndio e gás de cozinha); salvamento em altura (rapel), com helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública; salvamento terrestre (retirada de vítimas de veículos) e atendimentos pré-hospitalares.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Também foram apresentadas as atividades dos programas sociais da corporação, como o Escola da Vida e o Bombeiros da Vida (Banco de Leite Materno) e ainda a exposição de materiais operacionais dos diversos quartéis da Região Metropolitana: Grupamentos Marítimo e Fluvial; de Busca e Salvamento, de Socorros e Emergências e de Combate a Incêndio. A Defesa Civil Estadual também participou do evento, com a demonstração de suas atividades em todo o Estado, e a Capelania de Santo Expedito ficou aberta à visitação do público.

A programação foi realizada de 8h às 14h, em parceria com os seguintes órgãos: Vice-Governadoria do Estado; Policia Civil; Policia Militar (Canil); Policia Ambiental; Sejudh; Defensoria Pública; Prefeitura de Belém (Semob, Sejel, Funpapa, Semec e Sesma); Sespa; Pro Paz Cidadania; Detran, Sesi; Ceasa; Instituto Embeleze; Hospital Ophir Loyola, Santa Casa e Clínica de Estética Evolution, além de representantes das empresas Racco, Mary Kay e Carmem Academia.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O Comandante Geral discursou durante a ação cidadania. “Agradeço a presença de todos no início da nossa Semana de Prevenção, que antecede a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro. Quero ressaltar que, iniciar as nossas atividades com essa ação social para a comunidade paraense é uma forma de retribuir a confiança e o apoio que toda a sociedade paraense nos oferece como servidores da segurança pública. Quero agradecer também a toda a tropa pelo empenho na realização deste evento, assim como agradeço aos órgãos que firmaram essa parceria para atender a população paraense”.

O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, e do vice-governador Zequinha Marinho, que inclusive participaram de simulado de acidente doméstico, que mostrou como extinguir vazamento de gás de cozinha. A animação da Ação Cidadania ficou por conta da Banda de música do CBM, do cantor de carimbó Pinduca e de dançarinos da Carmen Academia.

Fonte: ANP, por Roclane Damasceno, Corpo de Bombeiros Militar.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

cinco − 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários