Aeronave “Arcanjo” não era adequada para resgate de PM em Penedo/AL

O Médico regulador e intervencionista do Samu Maceió e Médico intervencionista do Samu aéreo (Arcanjo), Benício Bulhões, emitiu uma nota direcionada a um usuário de rede social o qual fazia duras críticas sobre a negativa de enviar a aeronave “Arcanjo” até a cidade de Penedo para realizar o transporte do PM que teve convulsão após treinamento policial na manhã desta terça (27) em Penedo/AL.

helisamuAL02

 

Confira na íntegra:

“Desculpem o longo texto que irei postar, mas me sinto na obrigação de fazê-lo em meu nome, daqueles que me conhecem, dos que comigo trabalham e tb daqueles q não sabem direito quem sou.

Pena o Sr. Leonardo Cavacanti utilizar uma rede social para falar sobre o que não conhece e o que entende menos ainda, ao questionar uma decisão técnica para transporte ou não de um paciente.

Pois bem, fui eu quem regulei a situação do militar que teve sérios problemas de saúde em Penedo e não irei questionar aqui os motivos que o levaram a ter o problema.Mas vamos aos fatos:

1. As 10h30 de hoje recebi uma ligação do Samu Arapiraca (que é o responsável pelo atendimento médico em Penedo) dizendo que tinha um parente de um militar em estado gravíssimo em Penedo, com uma arritmia cardíaca e com um quadro de choque cardiogênico, ou seja, necessitava de medicamentos para manter a sua pressão arterial em níveis mínimos.

2. Para quem não sabe, apenas isso já era suficiente para contra-indicar o seu transporte por se tratar de um paciente INSTÁVEL.

3. Para quem tb não sabe, o Arcanjo 01 é uma aeronave adaptada ao serviço Aeromédico e que não tem bomba de infusão em sua configuração, o que seria mais adequado ao caso. A outra opção seria utilizar o equipo de microgotas, porém essa alternativa não tem condições de ser utilizada em nossa aeronave, haja visto que não conseguimos controle adequado da infusão da medicação, ou seja, ao invés de ajudarmos podemos MATAR nosso paciente.

4. Conversei sobre isso com o médico do Samu Arapiraca e disse que o mais adequado seria vir via terrestre, caso o quadro clínico do paciente assim o permitisse.

5. Incontinente, liguei para a plantonista médica do Arcanjo 01 no dia de hj, a qual concordou com a situação e repassou a informação para o Cel. André.

6. As 11h30 falei por telefone com a Secretária de Saúde de Penedo juntamente com a Coordenadora Médica do Samu Maceió e repassei essas mesmas informações.

7. As 12h00 preferi ligar para o Cel. André e repassar pessoalmente as informações, pois achei que elas poderiam ser deturpadas com o vento e o mesmo considerou que o motivo técnico deveria nortear a decisão a ser tomada.

8. Por volta das 12h30 recebi uma ligação de uma sargento do CB que queria saber porque o amAr anjo ainda não tinha sido liberado. Apesar de não achar necessário, repeti tudo a que aqui já expus e sugeri contactar o Samu Arapiraca para saber o que acontecia.

9. As 13h00 deixei o plantão, não sem antes ter informado a 2 dos 4 colegas que estavam de plantão sobre está situação e outras 2 que estavam em andamento, ambas do Arcanjo. Desculpem o longo texto para quem resolveu ler até aqui, mas não poderia deixar de dizer como os fatos aconteceram.

Quanto ao fato de deixarmos de atender um militar e transportarmos um presumido estuprador, não escolhemos nem julgamos quem tratamos, além do fato de que quem aciona o Samu para atendimento é a população, da qual também fazem parte os militares e seus familiares, por quem tenho apreço especial e a quem atendemos sempre de forma atenciosa, com o melhor de nossa técnica. Aqueles que por ventura ainda tenham alguma dúvida sobre o que se passou, estou com a consciência tranquila e a inteira disposição para eventuais esclarecimentos.”

Gde Abraço,
Benicio Bulhões 
Médico

Fonte: Boa Informação.

1 COMENTÁRIO

  1. A sociedade está tão acostumada a criticar o que não sabe, e acaba fazendo juízo de valores errôneos, os quais tomam uma proporção imensa nas redes sociais. Parabéns pela postura deste médico.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 × um =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários