Águia 01 da 2ª CIA BAPM/SC resgata pessoas de prédio em chamas.

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Santa Catarina – Um incêndio no 10º andar de um edifício no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, destruiu dois apartamentos por volta das 15h30min deste sábado. O jogador de futsal Falcão, da Malwee/Cimed, é um dos moradores do prédio. A residência do atleta não foi atingida pelas chamas.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado no apartamento de um casal que havia viajado para a praia. As chamas se alastraram para o apartamento ao lado, onde estavam três moradores.

— As chamas estavam a uma parede das vítimas, que estavam na sacada. Se não fossem resgatadas logo, poderiam morrer queimadas — relata o comandante do Corpo de Bombeiros em Jaraguá do Sul, Robson Manske.

Três vítimas foram levadas ao hospital com intoxicação pela fumaça, mas não sofreram ferimentos. Cinco viaturas de combate a incêndio foram mobilizadas para conter o fogo, que só foi extinto após três horas de trabalho dos bombeiros.

Três pessoas foram resgatadas da sacada do prédio pelo Helicóptero Águia 01 da Policia Militar, usando a técnica de rapel, um resgatista desceu pelo cabo até a sacada onde estavam os moradores, colocou uma cadeirinha de resgate e içado pela aeronave deslocou do prédio em chamas até um terreno baldio que fica nas proximidades e assim se repetiu por mais 2 vezes o procedimento.

Seguência do salvamento:

Um dos socorridos muito emocionado agradeceu a coragem e a dedicação do Sd Luiz, “ Ele arriscou sua vida descendo no Rapel para nos tirar do prédio e a todo momento ele nos acalmava” , disse Fabio Santos 30 anos resgatado pelo Águia 01.

O Major do GRAer (BAPM/SC), Nelson Henrique Coelho, conta que em 18 anos de atividade esse foi o primeiro resgate feito de helicóptero de um prédio em chamas. Por conta da altura, o resgate não poderia ser feito com o auxílio da escada magirus, que tem no máximo 24 metros, já que o prédio deve ter 40 metros de altura.

Equipe que realizou o salvamento


Fonte: A Notícia – Clicrbs e BAPM/SC


- Anúncio -

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a equipe da Base de Joinville pelo salvamento realizado, demonstrando muita técnica e profissionalismo, digno de orgulho ao BAPM/SC e a toda Aviação Policial no Brasil.

    Acredito que tenham feito todo o salvamento utilizando como ancoragem a própria aeronave, que é uma situação dificílima e muito pouco discutida em termos de procedimentos.

    Se possível, seria interessante alguém da tripulação fazer um relato dos procedimentos operacionais utilizados e as dificuldades e aprendizagem encontradas na operação como forma de difundir essa experiência.

    Abraço a todos de Santa Catarina e mais uma vez parabéns !

    1o.Ten PM Mena Barreto
    Base Praia Grande/SP

  2. Meus sinceros votos de congratulações à tripulação do Águia 01 e em especial ao meu amigo Major Coelho. Como Oficial do CBMRN, já estive em missões desta natureza utilizando uma plataforma aérea, e confesso que foi complicado, imagino eu como deva ter sido com o emprego de uma aeronave como plataforma de salvamento aéreo.

    Um grande abraço a todos.

    Tenente-Coronel BM Rogério.

  3. PARABENIZO À EQUIPE PELO EXCELENTE DESEMPENHO DURANTE A MISSÃO!
    SÃO FATOS COMO ESTE QUE NOS FAZEM TER ORGULHO DA AVIAÇÃO POLICIAL BRASILEIRA!
    AO VÔO, NOBRES GUERREIROS!

    1º TEN PM CLERISTON
    CIOPAER/CE

  4. Meus Parabéns a toda equipe e ao Grupamento…
    Aproveito para desejar um ótimo Natal a todos os companheiros de Operações Aéreas e os demais amigos de farda…

  5. Parabéns pela operação, para toda a tripulação deste GRAER que é referência na aviação do Brasil, é com muito prazer que vejo que tecnicas em comum utilizadas por nós realmente cumpre nossa missão que é VOAR SERVIR E SALVAR.

  6. Parabéns pelo sucesso nesse salvamento!!!
    Num ambiente sisnistrado é muito difícil uma tomada de decisão como essa…
    Habiliadade e superação são características que marcam uma equipe de salvamento.
    Sucesso a toda tripulação do GRAER!!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários