Águia 08 resgata pessoas em terraço de prédio em chamas em Taubaté/SP

Taubaté – Depois do resgate cinematrográfico das vítimas que ficaram presas no terraço de um prédio em chamas na região central de Taubaté, realizado pelo helicóptero Águia 08 da Polícia Militar, as equipes do Corpo de Bombeiros agora fazem a perícia do local para descobrir as causas do incêndio, que destruiu os três primeiros andares do imóvel.

Vítimas sobre o terraço acompanhados de Bombeiros e Tripulante Operacional do Águia 08.

O prédio, com cerca de 40 metros altura, fica na praça Dom Epaminondas e em seu andar térreo abriga uma unidade da Lojas Marabraz. As chamas foram controladas por volta das 14h30. Depois disso, os homens do Corpo de Bombeiros entraram no local para fazer o rescaldo – procurar vítimas que poderiam ter ficado presas nos andares.

Havia a informação de que um homem poderia ter morrido carbonizado no interior de um dos elevadores da unidade, mas isso não se confirmou.

Vítimas sendo desembarcadas pela tripulação do Águia 08.

O INCÊNDIO – O fogo teve início por volta do meio-dia desta quinta-feira. Segundo informações preliminares, o incêndio poderia ter começado no setor de Informática do magazine.

Como as chamas se alastraram rapidamente, o desespero tomou conta de quem estava no interior do edifícios. Várias pessoas saíram rapidamente do prédio diretamente para a rua.

Outras, acuadas pelo fogo, tiveram que se refugiar no terraço do edifício e foram fustigadas pela fumaça. Por conta do risco que corriam, o helicóptero Águia 08 da Polícia Militar foi acionado.

Viaturas do Corpo de Bombeiros no local do incêndio.

Após minutos de puro desespero (a fumaça era muito forte e alta), as dez pessoas presas no topo do prédio contaram com a habilidade da tripulação do Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

Todas foram salvas. Uma a uma elas eram colocadas dentro de um cesto e eram içadas para longe das chamas e da fumaça – dois policiais deram o suporte às vítimas.

Águia 08 resgatando as vítimas no incêndio no centro de Taubaté - Foto: Raquel Marques

A OPERAÇÃO – Para controlar o fogo, um caminhão-pipa da prefeitura foi deslocado até o local, juntamente com cinco viaturas do Corpo de Bombeiros, que contou com a colaboração de equipes de Caçapava e São José dos Campos para ajudar no controle da situação. A Brigada de Incêndio do Exército também prestou auxílio.

A operação parou o centro de Taubaté. Vários curiosos sacaram os celulares das bolsas e fizeram fotos e filmes do prédio em chamas.

Bombeiros combatendo o incêndio.

EQUIPE DO ÁGUIA 08:
– Cmt Op: Cap PM Furlan;
– Cmt Anv: Cap PM Paulo;
– Tripulantes: Sub Ten PM Papareli, Sgt PM Nascimento e Cb PM Fausto;
– Mecânicos: Sgt PM Marcondes e Sgt PM Félix;
– Abastecedores: Sd PM Chiara e Sd PM Carindo;
– Sala de Rádio: Sd PM Jackson.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS: Cesto e Caminhão de abastecimento.

Confira o vídeo:


Fonte: O Vale e PMESP.

Fotos: Divulgação.

Confira mais imagens em VNews.


4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos Águias de São Paulo, a todos os envolvidos e especialmente ao cap Paulo, herói da Missão Humanitária de Santa Catarina.
    GRPae, exemplo de competência e profissionalismo.
    Cap Machado
    BAPM/2ª Cia

  2. Meus parabéns ao sucesso no resgate das vítimas, onde o importante foi manter a tranquilidade e destreza no resgate.
    Como Bombeiro percebemos a angústia das pessoas em serem salvas e nos temos que manter a segurança de nossas equipes e garantir o salvamento adequado.
    Parabenizo a equipe do Águia 08 PMESP, bem como a todos que realizam de nossa atividade para prover a segurança do cidadão.

    Cap BM Matiuzzi
    BOA/CBMSC

  3. Olá,Parabéns a equipe,São Paulo é uma cidade perigosa,mas tem profissionais competentes para o trabalho…Deixo um abraço especial a todos e um abraço especial ao lindo bombeiro que participou do programa da Eliana…RS…Deus os abençoe…

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

vinte − quinze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários