Alunos do Curso de Guarda Vidas dos Bombeiros participam de treinamento prático em Salinópolis

Pará – Na manhã deste sábado, 13, a praia do Atalaia, em Salinópolis, recebeu o treinamento prático do curso de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Os alunos participaram de simulados de salvamento no mar com uso do Helicóptero do GRAESP (Grupamento Aéreo de Segurança Pública), de uma moto aquática e uma embarcação, de resgate de vítima que estava além da linha de arrebentação na praia da Atalaia, há 120 metros da margem, e puderam exercitar o salvamento com uso de equipamentos (nadadeiras e tubo de resgate), e sem utilização de equipamentos.

treinamento1

O treinamento consistiu de dois momentos. No primeiro os alunos saltaram do helicóptero para fazer salvamento de vítima com apoio da moto aquática dos bombeiros, e no segundo momento foi o treinamento de sobrevivência no qual os alunos ficaram dentro de um bote acerca de 5 km da margem da praia da Atalaia. “Estou conseguindo superar o meu limite físico com força e dedicação, pois tenho objetivo de concluir o curso para ajudar a população”, comentou o aluno Marcelo Ribeiro, que é 1º Tenente do Corpo de Bombeiros.

Segundo o coordenador do curso, Tenente da Reserva Remunerada Nazareno Dias, o curso é um dos mais completos do Brasil, pois tem equipamentos modernos de salvamento aquático. “Os alunos encontram muita dificuldade nas instruções práticas, por exigir um grande esforço físico, mas essa preparação tem finalidade de especializar os militares para salvamentos complexos”, destacou.

treinamento

O curso está na 11ª edição, e tem previsão de terminar no dia 23 de junho, com uma formatura que acontecerá na Praia Grande em Outeiro, local que será entregue o certificado de conclusão de curso e breves aos alunos, que receberão do Corpo de Bombeiros o título de especialistas de salvamento aquático em piscinas, rio e mar.

ANP: por Roclane Damasceno, Corpo de Bombeiros Militar.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

19 + treze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários