Análise das ocorrências aeromédicas atendidas pelo CBMGO – 2013 e 2014: Sugestões para um emprego mais efetivo de aeronaves

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

IGOR APARECIDO ALVES

O helicóptero é uma aeronave versátil que dispõe de vários recursos e tem sido cada vez mais empregado pelos órgãos de segurança pública no atendimento de emergências médicas, pois não é susceptível às questões de tráfego e rodovias, e ainda possibilita um tempo resposta três vezes menor que uma viatura terrestre em condições normais de trânsito (LIMA, 2012; LOPES, 2007).

grafico1Neste sentido, o presente trabalho buscou analisar os atendimentos aeromédicos realizados pelo Centro de Operações Aéreas (COA) nos anos de 2013 e 2014 para avaliar se o emprego do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) tem sido feito de forma efetiva (BASTO et al, 1993, p. 143), e por fim, apresentar sugestões de ações a serem implementadas para a expansão e o aprimoramento do serviço aéreo do CBMGO.

Na execução da pesquisa objetivou-se conhecer estatisticamente os atendimentos classificados como resgate primário, resgate secundário e transporte inter-hospitalar, bem como, quantos desses atendimentos poderiam ter sido realizados por uma aeronave de asa fixa, o que implicaria em uma considerável redução de custo.

Almejou-se também, que os integrantes do serviço expressassem suas ideias e opiniões para otimização e expansão das operações. Isto foi executado por meio de uma pesquisa mista (qualitativa e quantitativa), que realizou análise de fichas de ocorrências, diários de bordo da aeronave e repostas de um questionário misto, preenchido por prestadores do serviço.

A pesquisa realizou apontamentos que permitem aos integrantes do COA conhecerem estatisticamente o perfil de seus atendimentos aeromédicos, bem como, algumas ações que podem ser implementadas em seu nível de gestão para o aprimoramento do serviço.

Para o nível decisório do CBMGO, a importância do estudo está relacionada principalmente a estratégias de aprimoramento e ampliação das operações aéreas do ponto de vista externo e interno da instituição, de forma a se ter um serviço aéreo efetivo que beneficie ao máximo a população goiana.

O presente trabalho está subdivido em três partes distintas, revisão da literatura, metodologia e apresentação e discussão dos resultados.


CLIQUE E LEIA O TRABALHO COMPLETO


Autor: Igor Aparecido Alves, graduado em Segurança Pública pela Universidade Estadual de Goiás em 2004, é oficial do quadro de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e piloto comandante de helicóptero.

- Anúncio -

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo trabalho, Cap Igor!

    Precisamos de mais iniciativas como a sua para melhorarmos a qualidade do nosso serviço, bem como para divulgarmos o Resgate Aeromédico do Brasil no meio científico.

    Bons voos!

    Ricardo Galesso Cardoso
    Médico do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências – SES SP)

    • Muito obrigado doutor! O trabalho do senhor foi grande importância para o nosso. Aos poucos vamos discutindo, produzindo e melhorando o nível de nosso serviço. Abraço!

  2. Senhores, parabéns pelo trabalho! E assim vamos construindo a literatura nacional sobre transporte aeromedico. Excelente!
    Ass: Jordano Araujo, médico do CBMDF.

  3. Parabens pelo trabalho Capitão. O senhor poderia me indicar referencias na literatura sobre legislação de voo aeromedico? Preciso de base literária para concluir um trabalho sobre transporte aeromedico. Agradeço muito.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários