Aniversário de 1 ano do helicóptero Águia em Presidente Prudente/SP

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

São Paulo – O helicóptero Águia da Polícia Militar completa um ano de atuação em Presidente Prudente nesse sábado (26/03/11) e durante esse período foi utilizado para a detenção de 79 pessoas. Para o comandante da Base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM (GRPAe), capitão PM André Paulo de Oliveira Mafuz, os números justificam a presença da aeronave na região.

Além das prisões, durante esse primeiro ano a aeronave auxiliou no atendimento de 650 ocorrências, que resultaram na apreensão de 22 armas e a localização de 15 veículos.

O helicóptero atende 54 cidades da região de Prudente, realizando policiamento ostensivo, de choque, trânsito, ambiental, rural, rodoviário e grandes eventos culturais ou desportivos. Além disso, a aeronave apoia ações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, e ainda transporta órgãos para transplante.

A BRPAe de Prudente foi inaugurada no dia 26 de março de 2010. Na oportunidade, o Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) recebeu o helicóptero modelo Esquilo AS-350-B2. “A aeronave serve como apoio para as viaturas em ocorrências mais graves. Nós monitoramos a comunicação de rádio frequência das viaturas e prestamos apoio em casos como roubo em residências, comércio ou em localização de veículos”, afirma o capitão.

comandante da Base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM (GRPAe), capitão PM André Paulo de Oliveira Mafuz
Comandante da Base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM, capitão PM André Paulo de Oliveira Mafuz

Para Mafuz, os números justificam o uso do helicóptero Águia na região. “Nós fizemos um balanço positivo das 430 horas no ar. Foram inúmeros veículos localizados, participamos efetivamente de 79 detenções. Quem é vítima espera uma ação rápida da PM. Somos apenas uma parte da operação”, diz.

“Por coincidência, hoje participamos da prisão de quatro indivíduos que fizeram uma família como refém. E através do Águia conseguimos localizar o veículo onde estavam os acusados. Apenas o sobrevoo já impede a ação de muitos delitos porque inibe a atuação de bandidos. Se a população percebe nossa presença, o bandido também”, acredita.

Mafuz enfatiza o uso do Águia no combate a incêndios. “A aeronave ainda serve para apagar incêndios que são muitos na região e resgates. Nós atendemos bastante ocorrência relacionada a incêndio pelo fato da região ter muito canavial”, conclui.

OCORRÊNCIA DURANTE A SOLENIDADE

Policiais da 1ª e 5ª Companhia e Força Tática do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) contaram com o apoio do Helicóptero Águia para prender, na manhã desta quinta-feira (24), um homem e apreender três adolescentes, logo após o roubo a uma residência no Jardim Paulista, em Presidente Prudente, a 558 quilômetros da Capital. Esse foi o caso de número 650 que a Base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM (GRPAe) atou em um ano de atividade na região.

O quarteto entrou na residência armado, rendeu as vítimas e levou joias, dinheiro, eletrodomésticos e o carro da família, que foi abandonado e incendiado no Jardim Humberto Salvador. O Helicóptero Águia estava em uma solenidade no Comando de Policiamento do Interior 8 (CPI-8), realizada em comemoração a um ano de criação do Grupamento Aéreo da PM em Presidente Prudente, quando foi acionado e ajudou no cerco que terminou na prisão dos autores. A polícia recuperou os objetos roubados e apreendeu três revólveres, sendo um calibre 32 e outros dois calibre 38.


Fonte: Portal Prudentino e SSP/SP


- Anúncio -

3 COMENTÁRIOS

  1. Mafuz e equipe

    Meus sinceros parabéns a vc e todos que compõem a “Sentinela Aérea do Oeste Paulista”. Que esta data comemorativa se repita por infinitas vezes. Muita paz e luz em vossas missões.

    Abs e bons voos !!

    Cap Gallo Rodrigues e equipe
    BRPAe Praia Grande

  2. Os resultados apenas expressam a competência e sinceridade daquilo que fazemos! Demonstram a todos (profissionais da área – PM, civis e até criminosos)que o GRPAe pode e faz a diferença naquilo em que se compromete a fazer… Parabéns, aos Águias de Presidente Prudente e região.
    yap!
    Cap PM Paes – Base Marte/SP

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários