- Anúncio -

EUA – Um avião Beechcraft King Air C90A, matrícula N13GZ, da operadora aeromédica Hawaii Life Flight, do grupo Global Medical Response (GMR), responsável pelos transportes nas ilhas havaianas, desapareceu no dia 15 de dezembro (quinta-feira), por volta das 21h27, horário local, durante a rota entre Maui e Waimea Big Island.

A GMR confirmou que três profissionais estavam a bordo e voavam para Waimea, onde embarcariam um paciente. Segundo relatos, o piloto da aeronave relatou problemas com alguns equipamentos de navegação, antes de seu desaparecimento, enquanto voava a aproximadamente 5.000 pés, a 15 milhas náuticas ao sul de Hana, localizado na ponta leste da ilha de Maui.

Avião aeromédico desaparece no Havaí e Guarda Costeira dos EUA suspende buscas.

A GMR publicou nota informado que a Guarda Costeira dos EUA suspendeu as operações de busca e salvamento. “Foram realizadas um total de 28 buscas, ao longo de 67 horas, cobrindo mais de 4.732 milhas náuticas quadradas”, disse Jennifer Conklin, Gerente do Programa de Busca e Salvamento do Distrito 14 da Guarda Costeira. “Embora não seja uma decisão fácil, suspendemos a busca ativa enquanto aguardamos novas informações.”

A GMR lamentou a suspenção das buscas e informou que mantém recursos e equipes em apoio aos familiares dos tripulantes desaparecidos. “Isso é de partir o coração e não muda nosso foco principal, que continua apoiando e confortando os entes queridos e ajudando nossa família neste momento difícil.”

Serviço aeromédico suspenso

Devido ao acidente, a Hawaii Life Flight suspendeu seus serviços (Safety Stand Down). Como são extremamente necessários, dois helicópteros Black Hawk da Guarda Nacional do Havaí, aviões e helicópteros de operadoras aeromédicas do continente assumirão o controle, informou o governador do Havaí, Josh Green.

A Hawaii Life Flight tornou-se a única operadora de ambulância aérea no Havaí, após o fechamento do serviço LifeSave KuPono da Air Methods, em setembro. O governador disse que também estão em vigor medidas extras que devem reduzir o número de transferências de ambulâncias aéreas em um futuro próximo.

Os hospitais da mesma ilha também estão trabalhando juntos e planejam reunir seus recursos e manter contato constante para limitar o número de transferências aéreas necessárias, até que o serviço seja restabelecido.

Avião aeromédico desaparece no Havaí e Guarda Costeira dos EUA suspende buscas.
- Anúncio -