Goiás – Um avião saiu da pista enquanto decolava do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por volta de 12h desta terça-feira (28). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ninguém se feriu.

Por meio de nota, a Infraero informou que “uma aeronave modelo Westwind III (PR-BVB), que presta serviço de táxi aéreo, ultrapassou o limite da pista (cabeceira da pista 32) no momento em que se preparava para decolagem”.

A empresa responsável pela aeronave é a Brasil Vida Táxi Aéreo. Por meio de nota, a companhia informou que além dos dois pilotos, médico e enfermeiro, transportava um paciente quando o acidente aconteceu, mas que ele estava “consciente, sem ferimentos, sem queixas e sem relatos de dor”.

Por precaução, a empresa o transportou ao Hospital Albert Einstein de Goiânia. Também segundo a nota, a empresa, “possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)” e que já providenciou nova aeronave para transportar o paciente.

Por fim, a companhia disse que “o acidente foi comunicado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para determinar a causa”. Ainda de acordo com a empresa, a equipe de bombeiros que trabalham na Seção Contra Incêndio do Aeroporto atuou imediatamente no local.

As equipes realizaram o resfriamento da aeronave e lançamento de espuma para a prevenção de ignição do combustível que estava vazando da aeronave. Segundo as equipes foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água, 200 litros de LGE e onze bombeiros da Companhia de Segurança Aeroportuária atuaram no acidente.

“Em função da ocorrência, a pista ficou interditada por 40 minutos e, após vistoria, foi liberada às 12h47min. Sem impactos operacionais”, concluiu a nota.

Confira as notas na íntegra:

Infraero:

“Nesta terça-feira (28/09), uma aeronave modelo Westwind III, que presta serviço de táxi aéreo, ultrapassou o limite da pista no momento em que se preparava para decolagem no Aeroporto de Goiânia. A equipe de bombeiros da Infraero já está atuando no local.
Não houve feridos. Em função da ocorrência, a pista ficou interditada por 40 minutos e, após vistoria, foi liberada às 12h47min. Sem impactos operacionais.”

Brasil Vida Táxi Aéreo:

“Durante a decolagem, abortada por segurança, um jato da empresa saiu da pista, por
volta das 12h30 desta terça-feira (28), no Aeroporto de Goiânia. Não houve feridos. O
paciente que estava a bordo da aeronave foi levado preventivamente ao Hospital Albert
Einstein, de Goiânia, onde passa por avaliação. O paciente foi transportado consciente,
sem ferimentos, sem queixas e sem relatos de dor.

“Equipe médica da empresa acompanha o paciente no hospital e mantém contato com
os familiares. A empresa informa que possui todas as certificações e autorizações
necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que destacou
uma nova aeronave para o transporte do paciente. O acidente foi comunicado ao
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para determinar a causa.”

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

seis + 20 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários