Santa Catarina – Há exato um ano, em 20 de janeiro de 2010, foi iniciado a operação de busca e salvamento com uso de helicóptero, após processo licitatório para a locação de uma aeronave pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Secretaria Estadual de Saúde, a fim de uso integrado nas mais diversas ações de resgate aéreo.

A aeronave escolhida foi o modelo Esquilo (HB 350 B), prefixo PT-HLU, denominada de “ARCANJO 01”. Ela tem capacidade de transporte para 06 pessoas, sendo 02 Pilotos, de 02 a 03 Tripulantes (BM/SAMU), e 01 vítima.

Possui equipamentos especializados, como o bambi bucket, que é utilizado para combate a incêndios florestais, com capacidade de 500 litros de água; e ainda, puça, sling, desfibrilador e cardioversor, medicamentos de suporte avançado e outros equipamentos e itens especializados. A aeronave opera do período do nascer ao por do sol.

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros foi criado pelo Decreto Estadual nº 2.966, para realizar operações de busca e salvamento com aeronaves, missões de bombeiros e de defesa civil em todo o território catarinense, além das atividades contra incêndios no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

O BOA possui 03 pilotos comandantes de aeronaves, 07 Copilotos (Comandantes de Operações Aéreas), e 12 Tripulantes Operacionais. O Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU) integra os serviços aéreos com uma equipe composta por 09 médicos(as) e 09 enfermeiros(as), com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.

Entre 20 de janeiro de 2010 e 19 de janeiro de 2011, as equipes integradas do Corpo de Bombeiros e do GRAU/SAMU foram acionadas para 707 ocorrências, com 627 pessoas atendidas (dentre acidentes de trânsito, parada cardiorespiratória, traumas, AVC e salvamentos no mar), e 491 horas e 45 minutos operacionais voadas.

A Corporação neste período de atuação recebeu Oficiais Pilotos estagiários do CBMPR, CBMRN, PMPB e Casa Militar SC, compartilhando doutrinas e procedimentos operacionais existentes no Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC e no Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), procurando colaborar com a integração das operações de segurança publica e defesa civil brasileiras.

11 COMENTÁRIOS

  1. Aos meus amigos e irmãos bombeiros militares catarinenses, em especial aos que tripulam e comandam o Arcanjo-01, os meus votos de felicidades e de congratulações pelo primeiro aniversário de implantação e entrada em operação do Arcanjo-01.
    Tive o privilégio de ter a oportunidade de equipar a tripulação do Arcanjo-01, na condição de piloto/coordenador operacional aéreo, a convite do TC BM Edupércio ao qual rendo as minhas homenagens pela luta incansável em dar asas ao CBMSC. Uma grande Unidade aérea, ambiente salutar e de extremo profissionalismo, aliado aos nossos amigos do SAMU. Saudades daqueles dias vividos junto ao Batalhã.
    Bons e longos voos meus irmãos catarinenses.

    TC BM Rogério – CBMRN –

  2. Parabéns pelo primeiro ano de operação!!
    Com certeza o povo catarinense dorme sabendo que sempre terão um anjo, ou melhor, arcanjo para os amparar nos momentos de aflição. Sempre haverá um rotor amigo para ajudá-los!!!

  3. Ao Sr TC Edupércio e membros do BOA/SC nossos sinceros cumprimentos! Que toda milícia celeste possa iluminar os voos realizados por esse Batalhão! Sucesso nas operações!

    Cap Farley – BOA/MG
    Voando para Salvar!

  4. Parabéns ao CBMSC e em especial ao TC Edupércio pela luta diária pela aviação dos bombeiros do estado de SC e pela grande conquista de 01 ano de operação, obtendo excelentes resultados. Esperamos neste 2011 podermos contemplar o CBMSC com recursos federais para uma nova aeronave.

    Parabéns

    Aviação de Segurança Pública – Rumo a excelência

    TC Gonçalves
    CONAV-SENASP
    2011-2012

  5. Parabéns aos amigos manézinhos pelos excelentes serviços prestados neste ano que se passou.
    Esperamos, bem como citou o Ilmo Sr. Ten Cel Gonçalves, que neste ano que se inicia a corporação possa adquirir sua própria aeronave.

    Parabéns a todos amigos Oficiais e Praças que comandam e tripulam o anjo de metal. A ajuda vem pelo ar!!! CBMSC rumo a excelência!

    Agt PM Juan Berti
    CIEMER190 5ª RPM – PMSC
    -futuro polito policial.

  6. Caríssimos amigos da aviação de Seg.Pública.
    Muito me orgulho de poder estar fazendo parte deste grupo, digo aqui Bombeiros e SAMU que em um ano salvou muitas vidas. A sociedade Catarinense tem reconhecido o nosso esforço, e é através dela que vemos estampando o mais caloroso agradecimento. Não desmerecendo a nossa co-irmã que tanto fez pelo povo Catarinense enquanto não existíamos como aviação de resgate, e que tão merecidamente recebeu recursos da SENASP para a compra de seu primeiro helicóptero em 2009. Da mesma maneira, ao final de 2010, a Polícia Civil também com recursos da SENASP receberá o tão sonhado equipamento pelo reconhecimento aos bons serviços que vem prestando a sociedade catarinense. Ao Sr Ten Cel Gonçalves, os meus mais sinceros agradecimentos, por estar vendo a nossa luta na Salva guarda da vida humana, reconhecendo que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, precisa, mais do que nunca, deste apoio para a compra de nossa aeronave.

    Grande abraço.

  7. Prezados Amigos da aviação de segurança pública.
    Não posso ficar alheio a comentar o aniversário, 1 ano salvando vidas, trabalhando arduamente para que todos os catarinenses e aqueles que nos visitam estejam sempre seguros e a certeza de que o socorro chegará de forma rápida, a parceria existente entre o CBMSC e SAMU foi de grande valia, para unir esforços em salvar vidas e otimizar recursos humanos e materiais foi bem vinda, um modelo que deve ser seguido por todos que buscam o mesmo objetivo.
    Meu orgulho não é só de salvar vidas, mas de fazer parte deste grupo que é uma família, assim posso externar minha gratidão ao Ten Cel Edupércio que muito me incentivou a fazer parte desta família, bem como o Ten Cel Gonçalves, Ten Cel Ramon, Cap Kemper.
    A esperança que temos é de continuarmos trabalhando cada vez mais e certamente contaremos com o auxílio do Ten Cel Gonçalves para que isto ocorra, com a viabilidade de uma aeronave própria, assim a população catarinense contará com mais segurança e aqueles que nos visitarem também.

    Abraços a todos,

    Cap Matiuzzi
    Cmt Op Aéreas

  8. Um ano de muito trabalho, muito suor, porém também de muitas conquistas e muitas alegrias pelos resultados alcançados e pela sensação de dever cumprido. Nada é alcançado sem esforços… Aproveito este momento de júbilo para agradecer o apoio e a motivação, vindos de muitos lugares, às vezes até mesmo imprevisíveis, nos fazendo ter energia para avançarmos. Parabéns aos bombeiros e aos integrantes do SAMU de SC e um especial agradecimento as palavras acima postadas pelo Sr Ten Cel Gonçalves, sobre a possibilidade de alcançarmos nossa aeronave própria em 2011, através de recursos da SENASP.

    Abraços,

    Maj João Batista (JB)

  9. Em nome dos integrantes do BOA/CBMSC e SAMU-SC agradeço as manifestações positivas recebidas, em especial do TC Gonçalves da SENASP, para que o ano de 2011 seja de pleno êxito para o BOA, e que o mesmo possua sua aeronave própria no decorrer do ano. Parabéns aos integrantes do BOA e SAMU, e a todos os integrantes da Aviação de Segurança Publica e Defesa Civil do BRASIL. Bons vôos.
    EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA/CBMSC

  10. Nossos Agradecimentos à corporação,pelo atendimento imediato ao nosso socorro, aqui no Rio Vermelho, hoje,23/02/2011,por volta de 11:15hs. Atendimento nota dez(10). Informo, que a paciente ja esta estabilizada,e acompanhada pelo médico da família. Grande Abraço à todos e BOM TRABALHO, sem ocorrencias.Me despeço, Silvia Araujo.

  11. Prezada Sílvia,
    Nos felicita em sabermos que a paciente encontra-se bem e com no bem estar familiar, assim sabemos que nossa missão foi cumprida e estamos sempre prontos para servir a comunidade.
    Obrigado pelo retorno e pelas palavras e esperamos cada vez mais trazer um serviço de primeira qualidade ao cidadão catarinense e aqueles que aqui nos visitam.

    Giovanni Matiuzzi Zacarias
    Cap BM – BOA/CBMSC

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezessete − oito =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários