BOA/MG: Pilotos concluem mais uma etapa para operar EC145

O Corpo de Bombeiros Militar cumpriu mais uma etapa de preparação para operar o helicóptero EC-145. A nova aeronave será tripulada pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e vai potencializar o transporte aeromédico no Estado.

pilotos ec145 350

O curso foi realizado na American Eurocopter em Dallas , nos Estados Unidos. Nesta fase, os cinco pilotos passaram por um treinamento prático de 10h na aeronave, além de oito horas de treinamento em um simulador de vôo. A instrução foi concluída com um voo avaliado por um examinador credenciado da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Coronel Cleberson Santos comemora o sucesso do treinamento. ” Cumprimos com êxito mais uma etapa. As horas no simulador de vôo permitiram o treinamento de emergências que não podem ser realizadas na aeronave, devido à sua complexidade e risco à tripulação. É um investimento indispensável para a segurança das operações aéreas”, afirmou.

Em todo o mundo, existem apenas dois simuladores desta categoria, em Dallas (Texas), nos Estados Unidos e na Alemanha. Assim, pilotos de todo o mundo que operam o EC145 realizam o mesmo treinamento neste simulador. O contrato de aquisição do EC-145 prevê o treinamento de dez pilotos.

Resgate

O helicóptero bimotor está sendo adquirido pela Secretaria de Saúde e ficará na sede do BOA, na Pampulha. Este modelo já é usado por operadores de resgate de resgate, aeromédico, busca e salvamento em todo mundo, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, apenas os estados do Ceará, Maranhão e Bahia já operam helicópteros deste tipo.

A previsão de chegada da nova aeronave ao CBMMG é abril de 2014.

Fonte: CBM/MG

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

5 × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários