BOA/SC adquire cesto de salvamento

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira (24/08) um novo equipamento para o emprego em ocorrências de salvamento e resgate aéreo. O cesto, com capacidade para o transporte de até três pessoas, foi desenvolvido para a retirada rápida de vítimas em locais de difícil acesso, especialmente aquelas isoladas em pontos elevados em casos de alagamento, inundações, incêndios e em áreas de mata densa.

O equipamento desenvolvido em Santa Catarina, e possui estrutura adaptada para garantir maior segurança para o resgate de vítimas nessas situações específicas. Uma das vantagens é a existência de uma espécie de cápsula, que impede possíveis quedas durante o transporte da vítima até um local seguro.

“Já possuímos outros dois equipamentos (Puçá e o Sling) empregados em resgates de vítimas na água (mar, rio ou áreas alagadas). Agora, com o Cesto de Salvamento e Resgate, poderemos agir com maior segurança também nos resgates em que as vítimas estiverem em superfícies estáveis em pontos isolados, seja no alto de um prédio em chamas, de pessoas na mata ou ainda em áreas elevadas em inundações”, explica o Tenente-Coronel BM Edupércio Pratts, Comandante do BOA.

A entrega do cesto ocorreu no heliponto do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), nas imediações da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Na ocasião, tripulantes do Arcanjo 01, bombeiros militares e integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fizeram exercícios de treinamento com o novo equipamento, amplamente utilizado entre os bombeiros nos Estados Unidos.

No período entre 20 de janeiro de 16 de agosto do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) realizou 1772 missões em Santa Catarina, atendendo cerca de 1,6 mil pessoas. Destas ocorrências, 73 foram situações de busca e resgate. Atualmente já foram 1782 missões executadas.

Confira mais fotos:

Curta a página do ARCANJO 01 no Facebook: https://www.facebook.com/Arcanjo Sc

Receba notícias do ARCANJO 01 pelo Twitter: twitter.com/@ARCANJO_01

Fonte: CCS do Cmdo-Geral e BOA/CBMSC

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezesseis − onze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários