Bombeiro 05 do Corpo de Bombeiros cai no mar de Copacabana/RJ e tripulantes passam bem – Confira o vídeo

- Anúncio -

O helicóptero Bombeiro 05 do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros caiu, na tarde deste sábado (29), no mar da Praia de Copacabana, na altura do Posto 2, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo 3º Grupamento Aeromarítimo (GMar) de Copacabana. O helicóptero era um AS350 B3, matrícula PP-BRJ.

De acordo com o GMar, a aeronave fazia salvamentos de rotina na praia, quando aconteceu o acidente. A aeronave adernou e depois afundou. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, informou que os tripulantes foram resgatados com ferimentos leves.

Quatro tripulantes e um homem que estava sendo salvo pelo helicóptero foram resgatados. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o piloto e um dos tripulantes foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto, na Zona Sul da cidade, e passam bem. Eles serão transferidos para o Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP), dos bombeiros, no Rio Comprido, na Zona Norte.  Na aeronave estava o comandante, copiloto, tripulante operacional (Fiel) e guarda-vida.

A aeronave estava fazendo um aproximação no mar para realização de salvamento, inclusive o guarda-vida já estava posicionado no esqui da aeronave. Um pouco antes do pairado a aeronave iniciou uma descida brusca, porém controlada pelo piloto e tocou a água. Nesse momento a aeronave adernou e a tripulação saiu ilesa. A aeronave afundou no mar e os bombeiros iniciaram ações para a sua retirada. O helicóptero, que está submerso, será resgatado com a ajuda de flutuadores e posteriormente rebocado.

Confira a seguência do acidente:

Um dos tripulantes teve torção do tornozelo e os demais passam bem. Lanchas e guarda-vidas do 3º GMar (Grupamento Marítimo), responsável pela área de Copacabana, estavam no local para dar socorro aos tripulantes que estavam no helicóptero no momento do acidente. Foram também ao local outro helicóptero do Corpo de Bombeiros e o helicóptero da Polícia Civil, que inclusive lançou guarda-vida no mar.

“É a primeira vez que isso acontece com uma aeronave da corporação, e ainda não sabemos o que provocou o acidente. Só sei que os tripulantes foram resgatados com vida, apenas com ferimentos leves”, disse Simões. Equipes do Corpo de Bombeiros enviadas para o resgate permanecem no local.

As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e ainda não se sabe efetivamente o que aconteceu com a aeronave durante o salvamento.

Confira o vídeo do acidente:

Fonte: Piloto Policial, com informações de G1, UOLO Globo.

- Anúncio -