Bombeiros realizam curso de busca e salvamento em matas com apoio do Águia

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Um grupo de bombeiros do Estado de São Paulo encerrou nesta sexta-feira (2/12), na Serra do Japi, o Curso de Busca e Salvamento de Pessoas Perdidas em áreas de coberturas vegetais de risco. O curso começou com aulas teóricas, sob a coordenação do capitão Eli José Tavares, na ETEC Benedito Storani. As aulas práticas começaram na quarta-feira (30/11) e terminam nesta sexta na Base de Estudos de Ecologia e Educação Ambiental Miguel Castarde.

Os 20 bombeiros participantes são oficiais que atuam em várias praças do interior do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Sorocaba, Piracicaba e Araçatuba. A ideia é que a Base, em Jundiaí, seja o posto de comando para as operações onde agruparia a central de comunicação, planejamento das operações, alojamento para seis bombeiros, sala de aula, além de ambiente externo para reuniões e instruções.

Na manhã desta quinta-feira, um helicóptero Águia da Polícia Militar participou das ações de salvamento, além de passar orientações aos bombeiros. Policiais militares passaram informações sobre como funciona uma ação conjunta de resgate.

Para o capitão Marcos Brizola, do 17o GB do Corpo de Bombeiros do Guarujá, o curso de busca e salvamento promove a participação de integrantes de batalhões do Estado para que possam repassar informações aos demais integrantes.

O curso desenvolvido no interior da Serra do Japi realiza atividades teóricas e práticas de uso de GPS, mapa e bússola; deslocamento em mata fechada; planejamento de operações e organização de expedições para busca e salvamento de pessoas perdidas; deslocamento com pessoas feridas em mata fechada; embarque e desembarque tático em aeronave; rappel de aeronave; ocorrências com animais peçonhentos e noções de sobrevivência. As instruções serão diurnas e noturnas, onde os participantes dormem em redes de selva no interior da mata.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho

Fonte: Prefeitura de Jundiai.

- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a esses profissionais – espero que esse trreinamento perdure por mtos anos, pois com o desmatamento generalizado, acho que num futuro próximo não será mais preciso, infelizmente.

  2. Se todos secretarios de segurança do Brasil olhase este exemplo que os senhores estão dando, de união dentro dos centros de operações aerea com cursos a bombeiros, policiais militares e policiais civis seria um grande avanço, pois ser operacional não e facil mas especialização pouco tem capacidade de alcançar então vamos se unir para que todos possamos falar a mesma limgua, obrigado e fiquem com DEUS.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários