Santa Catarina – Com a chegada do verão, pelo elevado número de pessoas que visitam o litoral catarinense, há incremento, não somente do número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, como também ocorrências diferenciadas e pouco corriqueiras, como é o caso de incidentes envolvendo a modalidade esportiva “kitesurf”.
Percebendo essa necessidade, com o intuito de melhorar cada vez mais o atendimento, no dia 09 de Janeiro, os tripulantes operacionais da 1ª Companhia do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Florianópolis, receberam instrução a respeito dos procedimentos de abordagem em emergências envolvendo deslocamento, alojamento e acondicionamento de equipamentos de Kitesurf.
O treinamento foi realizado pelo kitesurfer e Cabo Bombeiro Militar Wiese, em parceria com ex-kitesurfer profissional Ian Glaza Owczarzac – que foi campeão mundial na modalidade “Kitewave”, no Marrocos em 2010. Além de praticante experiente do esporte, Ian é instrutor de kitesurf na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Os militares do BOA tiveram a oportunidade de conhecer os materiais de kitesurf em solo, aprender sobre os conceitos básicos do equipamento, identificar os riscos que o mesmo pode apresentar durante uma situação de emergência e como resolver os mais diversos problemas que o esportista pode enfrentar durante a prática.